O SINDICATO Nacional de Jornalistas (SNJ) apela aos profissionais de comunicação social e respectivos órgãos a respeitarem o Código de Conduta, Ética e Deontologia Profissional para uma cobertura eleitoral isenta e responsável.
A exortação surge no contexto do arranque da campanha eleitoral a ter lugar este sábado, durante 45 dias (incluindo dois de reflexão), que vai culminar com a votação e apuramento dos resultados finais.
De acordo com o SNJ, os jornalistas devem adoptar e respeitar o Código de Conduta de Cobertura Eleitoral, produzido pelo SNJ, MISA-Moçambique e editores de diferentes órgãos de comunicação social nacionais.
O sindicato reitera à sociedade e à comunidade a respeitarem o direito constitucional dos profissionais da comunicação social, enquanto cidadãos nacionais, de se filiarem a determinadas formações políticas, observando a premência de solicitarem dispensas antecipadas.
Para os partidos políticos, grupos de cidadãos concorrentes e candidatos, o SNJ exorta a disponibilizarem suas agendas de campanha eleitoral em tempo útil, de forma a facilitarem a programação atempada do trabalho dos jornalistas.
Foto: J.Capela
Fonte: Jornal Noticias