MIGRAÇÃO LABORAL: Lançado prémio de jornalismo para África

0
79

O LANÇAMENTO do prémio de jornalismo sobre histórias humanas da migração laboral em África, marcou ontem o fim da conferência de Dakar, no Senegal, onde participaram representantes de quarenta organizações sócio-profissionais da comunicação social ao nível do continente.

Trata-se de uma iniciativa do Programa Conjunto de Migração Laboral, que integra a União Africana, a Organização Internacional para as Migrações e a Organização Internacional do Trabalho.

A instituição deste prémio de jornalismo conta também com a parceria da Federação Africana de Jornalistas (FAJ), da qual o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) é membro, tendo sido representado no encontro de três dias pelo seu secretário-geral, Faruco Sadique.

O prémio lançado nos trabalhos da conferência sobre migração laboral em África, visa incentivar os jornalistas a produzirem histórias de impacto sobre as experiências e contributo dos trabalhadores migrantes em África, promovendo uma narrativa positiva a respeito deste fenómeno.

A migração laboral tem um contributo importante para o desenvolvimento socioeconómico no continente, com milhões de indivíduos a se movimentarem para além das fronteiras dos seus países de nascimento, na busca de emprego e de melhores condições de vida.

As candidaturas ao concurso de jornalismo decorrem desde ontem, 7 de Agosto, dia do lançamento, a 7 de Outubro próximo, devendo os vencedores serem anunciados a 18 de Dezembro, Dia Internacional da Migração.

Os prémios para as diferentes categorias variam de 1500 a 2000 dólares norte-americanos.

Ainda ontem, último dia do encontro promovido pela FAJ, foi lançada a Rede de Jornalistas para a Migração Laboral em África, que tem por objectivo incentivar os meios de comunicação social, no continente, a incluírem o assunto nas suas agendas.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!