Defesa-central chora após último jogo em casa; Campeonato pode ter fugido
ao Anderlecht; Internacional belga chegará por verba entre os 16 e os 18 milhões de euros
Foi com ares de despedida que Zeno Debast, defesa-central do Anderlecht que está muito perto de reforçar o Sporting para a próxima temporada, reagiu após a derrota da sua equipa em casa frente ao Club Brugge, naquela que foi, provavelmente, a sua última partida no Lotto Park.
O belga de 20 anos usou a braçadeira de capitão em duelo decisivo pelo título belga. O Club Brugge tornou-se líder isolado do campeonato a uma jornada do fim, graças a um golo solitário de Denis Odoi. A reação de Debast após o apito final disse tudo: em lágrimas, o defesa deu, sozinho, uma volta olímpica ao Lotto Park, enquanto aplaudia os adeptos da casa, naquele que parece ser um lamento não só pela iminente perda do título, mas por ter desperdiçado a única hipótese de conseguir alcançar o apogeu com o seu clube de formação.
Uma despedida que parece reforçada pela publicação em sua homenagem que o Anderlecht colocou nas suas páginas oficiais. «Um dos nossos», pode ler-se, nas redes sociais do clube belga.
Tudo isto vai de encontro ao que tem vindo a ser adiantado por A BOLA: Zeno Debast está mesmo de malas feitas para rumar a Lisboa. O Anderlecht acaba a época no próximo domingo, tal como o Sporting, e, a partir daí, será tratado um processo que já está bem encaminhado: Debast chegará a troco de 16 a 18 milhões de euros e terá à sua espera um contrato para as próximas cinco temporadas, ou seja, até junho de 2029.
Debast vem, Inácio… Fica
A chegada de mais um central acautela a possível saída de um dos jogadores da posição. Os internacionais Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande têm mercado, mas Rúben Amorim considera o português um dos intocáveis do plantel. Nesse sentido, a administração tudo fará para segurá-lo. Já pelo marfinense, que tem cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e muitos clubes interessados em Inglaterra — o Newcastle há muito que o tem muito bem referenciado —, os leões admitem saída e por valores na casa dos 50/60 milhões. A próxima época prevê-se longa, com o Sporting a lutar em várias frentes — Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões — e, como tal, várias opções para promover a rotação são bem-vindas. Debast já dificilmente não será leão
Fonte: A Bola