Projecta-se construção de três novas barragens

0
62

TRÊS grandes barragens poderão ser construídas e outras duas vão beneficiar de obras de reabilitação, por forma a aumentar a capacidade de armazenamento de água no país. Para o efeito, decorrem estudos e a consequente mobilização de fundos.

Trata-se das barragens de Macuje, distrito de Rapale, na província de Nampula; Muera, no Planalto dos Marcondes, em Cabo Delgado, e Locomue, em Lichinga, no Niassa.

O “Notícias” soube que a Barragem de Locomue será erguida com recurso ao Orçamento do Estado, a de Muera através de financiamento de parceiros, enquanto que para  Macuje decorre a mobilização de recursos para a sua construção.

Paralelamente, serão erguidas 80 pequenas barragens e dez reservatórios escavados, por forma a garantir a provisão de água de forma ininterrupta à população, sobretudo a que reside nas zonas rurais.

Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, disse que na área de abastecimento de água e saneamento a aposta aponta para o aumento da cobertura, através da construção e/ou reabilitação de mais de seis mil fontes.

O ministro fez saber que cerca de 160 sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais e urbanas serão construídos para reforçar a provisão deste recurso.

Mesquita referiu que a ideia é criar condições para que o país incremente os níveis de armazenamento em mais de 520 milhões de metros cúbicos bem como o tempo de previsão hidrológica de três para seis dias.

“Mais importante ainda é consolidar a cooperação no domínio da utilização conjunta de recursos hídricos, com países com os quais compartilhamos as bacias hidrográficas, através da assinatura de acordos. Este exercício já está a decorrer e julgamos que vai trazer resultados”, referiu.

Neste momento, segundo Mesquita, é importante a divulgação e aplicação da Lei sobre Serviço Público de Abastecimento de Água e Saneamento, que vai permitir melhorias na eficiência, sustentabilidade e qualidade dos serviços para o alcance da cobertura universal.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!