UNICEF e Países Baixos juntos no acesso a saneamento e higiene segura para crianças em Nampula

0
62
[imgep]

Nampula, Moçambique – A Escola Básica de Injovola, no distrito de Murrupula, na província de Nampula, tinha apenas duas casas de banhos sem água canalizada para cerca de 2,950 alunos inscritos nas classes da primeira à oitava, o que dificultava a manutenção da higiene dos alunos e professores da escola.

A escola é uma das cinco escolas apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na construção e requalificação de sanitários no presente ano de 2024 no distrito de Murrupula.

Com a intervenção do UNICEF, a escola tem agora três blocos sanitários, para meninas, meninos, e para professores, compostos por mais de cinco balneários cada, lavatórios, urinol nos sanitários masculinos, e água canalizada. 

“Estamos satisfeitos e agradecidos pelo apoio do UNICEF, porque antes para termos água nas casas de banho era preciso recorrer ao uso de baldes, e muitas vezes as casas de banhos ficavam sem água e os alunos usavam lugares impróprios para suas necessidades. Agora a higiene da nossa escola melhorou e os nossos alunos estão mais seguros e livres de apanharem doenças causadas pela falta de higiene,” disse a directora da escola, Rosa Cipriano António.

Esta é uma iniciativa do UNICEF, com o apoio financeiro do Governo do Reino dos Países Baixos  (Holanda), que para além dos novos blocos sanitários na escola, foi também construído uma torre de água, a escola tem desde Março de 2024, acesso a água 24 horas por dia. 

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!