Dólar atinge o mínimo de uma semana antes dos dados sobre o emprego nos EUA; Yen é pressionado

0
109

O dólar atingiu um mínimo de uma semana na quinta-feira, 04/04, com os recentes dados económicos a apoiarem as expectativas de cortes rápidos nas taxas de juro nos EUA, enquanto o Yen foi pouco alterado em relação a outras moedas importantes.

Um abrandamento inesperado no crescimento dos serviços dos EUA fez com que o dólar descesse na quarta-feira, 03 de Abril.

No entanto, para o ano até agora, continua a ser a moeda do G10 com melhor desempenho, uma vez que as expectativas de corte de taxas foram reduzidas drasticamente nos últimos meses.

Os funcionários da Reserva Federal, incluindo o chefe do banco central dos EUA, Jerome Powell, continuaram a concentrar-se na necessidade de mais debate e dados antes de as taxas de juro serem cortadas, um movimento que os mercados financeiros esperam que ocorra em Junho.

O índice do dólar americano, que mede a moeda americana em relação a seis rivais, caiu 0,1% para 104,14, depois de atingir 104,125, seu nível mais baixo desde 26 de Março.

Este ano, subiu 2,8%, uma vez que as expectativas do mercado para cerca de 150 pontos base de cortes nas taxas em 2024 foram reduzidas para metade.

Olhando para o futuro, o calendário de dados de hoje é ligeiro. O foco estará apenas nos dados semanais iniciais de pedidos de seguro-desemprego, e estes estão presos à área de 210 mil há meses, disse Chris Turner, chefe de estratégia cambial do ING.

O dólar descerá se essa taxa terminal tiver um preço mais baixo, acrescentou Turner, assinalando que os mercados fixam o preço das taxas em cerca de 3,6% dentro de três a quatro anos. Mas isso exigirá dados benignos dos EUA – o que está longe de ser claro na próxima semana.

O principal foco para o resto da semana serão os dados do mercado de trabalho dos EUA, que serão divulgados na sexta-feira.

Os preços dos futuros para um corte da Fed em junho foram globalmente estáveis e os mercados implícitos vêm uma probabilidade de cerca de 60% de tal movimento.

O Yen esteve perto do seu mínimo de 34 anos face ao dólar, uma vez que a histórica mudança de política do Banco do Japão, que pôs fim a oito anos de taxas de juro negativas, não conseguiu reforçar a moeda.

O Yen ficou quase estável em 151,68 contra o dólar, depois de atingir 151,975 na semana passada.

O quadro das taxas, com os rendimentos dos EUA a 10 anos a mais de 4% e os do Yen ainda perto de zero, está a manter o dinheiro dos grandes investidores japoneses no estrangeiro, onde pode obter melhores rendimentos, privando o Yen do apoio dos fluxos de repatriamento.

O Yen foi apoiado a 151,70 por dólar pela ameaça de intervenção oficial.

Algum grau de intervenção é indiscutivelmente necessário se de facto o dólar  Yen ultrapassar (152) , disse o economista-chefe do Mizuho, Ásia ex-Japão, Vishnu Varathan. Se nada mais, para dar seguimento ao aviso com base na credibilidade.

O euro, que subiu 0,6% na quarta-feira, subiu mais 0,15% na quinta-feira e voltou ao meio de uma faixa que mantém há um ano em US$ 1,0854.

A inflação europeia foi mais suave do que o esperado na quarta-feira, reforçando as expectativas de um corte nas taxas europeias em junho.

O franco suíço caiu cerca de 0,4% em relação ao euro e ao dólar, depois de os dados terem mostrado que o índice de preços no consumidor subiu 1,0%, abaixo do esperado, em relação ao ano anterior, em Março. Os analistas disseram que a nova queda da inflação suíça em março reforçou a opinião de que o Banco Nacional Suíço cortaria as taxas em mais 50 pontos base este ano.

Os comerciantes subiram os dólares australianos e neozelandeses em resposta, enviando o Aussie acima de sua média móvel de 200 dias e para uma alta de duas semanas de US$ 0,6587.

O Aussie está em alta de cinco meses em relação ao dólar da Nova Zelândia, com os comerciantes esperando cortes nas taxas da Nova Zelândia a partir de agosto, mas as taxas australianas em espera até Novembro

O dólar neozelandês recuperou uma posição acima dos $0,60 e foi negociado pela última vez 0,5% mais firme em $0,6038.

A libra esterlina comprou $1,2650 – também no meio de um intervalo que tem mantido desde Dezembro. 

Os mercados chineses estiveram encerrados devido a um feriado. 

 

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!