Canadá aplica tarifas de importação de 100% aos veículos eléctricos chineses devido a concorrência “desleal”

0
88

O Canadá anunciou na segunda-feira, 26/08, a imposição de tarifas de importação de 100% sobre os veículos eléctricos fabricados na China, bem como uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio provenientes da China.

O Canadá afirmou que as suas indústrias de veículos eléctricos, aço e alumínio enfrentam uma concorrência “desleal” da China e que as novas medidas procuram “nivelar as condições de concorrência para os trabalhadores canadianos”.

O Canadá anunciou na segunda-feira a imposição de tarifas de importação de 100% sobre os veículos eléctricos fabricados na China, seguindo os passos dos EUA e da União Europeia na imposição de taxas devido a preocupações relacionadas com subsídios injustos.

O Canadá já impõe uma tarifa de 6,1% sobre os VE fabricados na China e importados para o Canadá, informou o governo na segunda-feira. A tarifa de 100% entrará em vigor a partir de 1º de Outubro.

O país também aplicará uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio fabricados na China, a partir de 15 de Outubro. A China é o terceiro maior país importador de aço para o Canadá, de acordo com a Associação Canadiana de Produtores de Aço.

As indústrias canadianas de EV, aço e alumínio enfrentam uma “concorrência desleal” e práticas comerciais por parte da China, afirmou o departamento das finanças do governo. Os EUA e a UE fizeram alegações semelhantes, citando a “sobrecapacidade” da China, que a China chamou de “infundada”.

O Canadá declarou que as novas medidas visam “nivelar as condições de concorrência para os trabalhadores canadianos” e permitir que os produtores canadianos de EV, aço e alumínio possam competir a nível interno e mundial.

De acordo com as autoridades canadianas, essas etapas serão revistas um ano após suas datas de vigência e podem ser estendidas ou complementadas com medidas adicionais.

A medida surge num momento em que a Administração Biden anunciou, em Maio, uma tarifa de 100% sobre os veículos eléctricos chineses. A UE também aplicou tarifas mais elevadas aos veículos eléctricos fabricados na China em Julho, embora tenha reduzido algumas das tarifas previstas para os veículos eléctricos Tesla fabricados na China, bem como para outros fabricantes chineses de veículos eléctricos, na semana passada.

Vincent Chan, estratega para a China da Aletheia Capital, disse ao programa “Street Signs Asia” da CNBC, na terça-feira, que as tarifas canadianas poderão prejudicar a dinâmica de crescimento dos veículos eléctricos chineses, mas “não a eliminarão totalmente”.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!