Revista Tempo

Preços do petróleo caem à medida que o furacão Rafael começa a enfraquecer

Os preços do petróleo caíram ligeiramente nesta sexta-feira, 08/11, com o risco de um furacão no Golfo do México afectar significativamente a produção de petróleo e gás dos EUA a diminuir, enquanto o mercado avalia como as políticas do Presidente eleito Donald Trump podem afectar o fornecimento.

Os futuros do petróleo bruto Brent caíram 47 centavos, ou 0,6%, para US$ 75,16 por barril às 04:46 GMT. O petróleo bruto U.S. West Texas Intermediate (WTI) caiu 55 cêntimos ou 0,8% para US$ 71,81. As referências caíram depois de subir quase 1% na quinta-feira, 07/11.

Para a semana, o Brent deverá ganhar 3,1%, enquanto o WTI deverá subir 4,1%

O furacão Rafael, que causou o encerramento de 391.214 barris por dia de produção de petróleo bruto dos EUA, deverá mover-se lentamente para oeste sobre o Golfo do México e longe dos campos dos EUA, enquanto se prevê que enfraqueça a partir de sexta-feira e durante o fim-de-semana, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Os preços ganharam apoio na quinta-feira com as acções esperadas pela nova administração Trump, como sanções mais rígidas contra o Irão e a Venezuela, o que poderia limitar o seu fornecimento aos mercados globais.

“Nossa visão central vê Trump adoptar uma abordagem relativamente pragmática da política, na qual ele opta por não buscar mudanças políticas mais radicais ou é impedido por restrições institucionais ou pela influência de conselheiros políticos mais moderados ”, disse BMI, uma unidade da Fitch Solutions, em uma nota na sexta-feira.

A pressão descendente veio de dados que mostram que as importações de petróleo bruto na China, o maior importador mundial de petróleo, caíram 9% em Outubro, o sexto mês consecutivo mostrando um declínio ano a ano, bem como de um aumento nos estoques de petróleo bruto dos EUA.

“O impacto da administração Trump nos fundamentos do mercado petrolífero em 2025 será provavelmente um pouco limitado”, afirmou o BMI.

Fonte: O Económico

Exit mobile version