Seleção feminina foi derrotada em Santo Tirso pela congénere nórdica por 3-0 no primeiro encontro da final da competição. Segundo jogo será no domingo
A seleção portuguesa feminina de voleibol perdeu o primeiro jogo da final da European Silver League, frente à congénere finlandesa, por 0-3, esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
A equipa orientada pelo treinador Hugo Silva cedeu à qualidade e experiência superiores do conjunto escandinavo em três sets, em que apenas o segundo não teve resultado desnivelado.
Após derrota por parciais de 17-25, 21-25 e 11-25, Portugal partirá com a maior desvantagem possível para o segundo jogo desta final, na Finlândia, no próximo domingo, no Hakametsa Arena de Tampere.
O vencedor da Liga de Prata Europeia disputará a European Golden League (a Liga Dourada) em 2025.
Refira-se que esta é a quarta vez consecutiva em que Portugal disputa a fase decisiva da European Silver League, desde que a competição foi criada, em 2018. Em 2023, a Seleção subiu ao terceiro degrau do pódio, numa final a quatro, que decorreu na cidade austríaca de Graz, e um ano após ter alcançado a segunda posição na prova, batida pela Suécia na final, na cidade sueca de Lund. Em 2021, Portugal foi quarto.
No final do jogo, Hugo Silva analisou o desaire. «Em que falhámos? Falhámos, essencialmente, porque do outro lado esteve uma equipa melhor, que serve bem, defende muito bem, e criou-nos… impaciência. Não soubemos criar dificuldades», comentou o técnico, que reconhece as dificuldades da equipa portuguesa para dar volta à final. «No segundo jogo teremos de servir melhor e defender um pouco mais. Vamos acreditar que é possível, mas ganhar por 3-0 ou 3-1, neste último caso forçando ao golden set, será difícil».
Fonte: A Bola