Revista Tempo

ONU confirma disparos contra bases da operação de paz no Líbano

Soldados da paz da Unifil fazem uma patrulha no sul do Líbano. (Foto de arquivo)

Dois soldados da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil, foram feridos nesta quinta-feira após disparos de tropas israelenses contra três posições da operação de paz no sul do país.

Os locais atingidos que abrigam as forças de paz incluem a base principal da Unifil em Naqoura e posições próximas que foram “repetidamente atingidas”.

Sessão de Conselho de Segurança

Uma nota da operação de paz revela que a recente escalada ao longo da Linha Azul está causando destruição generalizada de cidades e vilas. Foguetes também continuam sendo lançados em direção a Israel, incluindo para áreas civis.

O Conselho de Segurança debate a situação no Líbano em reunião solicitada pela França. Na sessão desta quinta-feira esperam-se informes dos subsecretários-gerais para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix.

A Unifil destaca que nos últimos dias foram observadas incursões de Israel em Naqoura e em outras áreas onde soldados das Forças de Defesa de Israel, IDF, entraram em confronto com integrantes do Hezbollah.

No mais recente incidente em Naqoura, um tanque das IDF atingiu uma torre de observação e provocou sua queda. Os ferimentos das vítimas não são graves, mas eles permanecem hospitalizados.

Veículos e sistema de comunicação danificados

Outra posição que foi alvo de soldados israelenses foram em Labbouneh, onde foi atingida a entrada do bunker onde os soldados da paz estavam abrigados e danificados veículos e um sistema de comunicação. Um drone das forças israelenses foi observado dentro da posição da ONU até a entrada do bunker.

Na quarta-feira, soldados israelenses atiraram e desativaram de forma deliberada as câmeras de monitoramento de perímetro da posição. O mesmo ocorreu em Ras Naqoura enquanto aconteciam reuniões entre as partes envolvidas. Os tiros danificaram a iluminação e uma estação de retransmissão.

A Unifil relembra às IDF e a todos os envolvidos das “suas obrigações de garantir a segurança do pessoal e da propriedade da ONU e de respeitar a inviolabilidade das instalações da ONU em todos os momentos”.

Ataque deliberado às forças de paz

O comunicado ressalta que a presença das forças de paz da Unifil visa apoiar o retorno à estabilidade sob o mandato do Conselho de Segurança.

A Unifil ressalta que “qualquer ataque deliberado às forças de paz é uma grave violação do direito internacional humanitário e da resolução 1701 do órgão.”

A operação de paz descreve o tipo de atividades como perigosas e considera “inaceitável comprometer a segurança dos soldados da paz da ONU que executavam suas tarefas mandatadas pelo Conselho de Segurança”.

Fonte: ONU

Exit mobile version