Revista Tempo

Roberto Martínez: «De certeza que Bernardo vai ser treinador»

Roberto Martínez: «De certeza que Bernardo vai ser treinador»

Selecionador nacional comentou o talento que tem à disposição na Seleção de Portugal, na antecâmara do Euro 2024

Roberto Martínez deu uma entrevista ao podcast FIVE do ex-jogador Rio Ferdinand, onde falou da sua experiência como selecionador de Portugal e acabou por elogiar alguns dos principais jogadores da Equipa das Quinas.

O treinador espanhol começou por recordar a primeira conversa privada que teve com Cristiano Ronaldo, na qual se apercebeu logo daquilo que diferencia o craque português: «Quando cheguei, precisava de saber como estava o Ronaldo, após 20 anos de serviço à Seleção Nacional. Ele podia tornar-se no primeiro jogador de sempre a fazer 200 internacionalizações, algo que vai marcar as próximas quatro gerações de futebolistas portuguesas.»

«E ao falar com ele, apercebi-me daquilo que o diferencia: ele tem aquela fome. É um perfecionista no que faz. Vi que ele estava pronto de lutar pelo seu lugar na equipa. E foi o nosso melhor marcador no apuramento para o Campeonato da Europa», destacou o treinador.

Martínez continuou dizendo que «não se nota que Ronaldo tem 39 anos nem que ganhou tudo aquilo que ganhou» e que «não há melhor exemplo para um jovem jogador do que ele, que continua a ser o último jogador a sair do treino».

Bruno Fernandes também se tem destacado na era de Roberto Martínez na Seleção, durante a qual soma 8 golos e 9 assistências por Portugal. E tal deve-se, para o treinador, à sua inteligência.

«Bruno Fernandes tem a capacidade de perceber o que o jogo precisa. Por exemplo, no jogo na Eslováquia de apuramento para o Euro 2024, foi muito difícil porque eles surpreenderam-nos com o quão alto nos estavam a pressionar. Ele mudou um pouco o posicionamento e marcou o golo da vitória. É essa a sua qualidade, a capacidade de mudar o posicionamento para melhorar o ataque, sem que eu tenha de dizer alguma coisa. O jogador deve ser livre, dentro de uma estrutura, só intervenho se aquilo que um jogador estiver a fazer afetar o papel de outro jogador. Bruno percebe isso e é um perfecionista.»

Martínez comentou depois o facto de Bernardo Silva ser «um jogador perfeito» para se treinar.

«Bernardo era um verdadeiro extremo-direito no Mónaco, depois tornou-se num jogador mais interior no Manchester City, mas já jogou quase em todas as posições. E isso é por causa da sua inteligência, de certeza que vai ser um treinador quando se retirar porque ele tem a capacidade de perceber o jogo e tudo o que os outros jogadores fazem, e como é que ele pode ajudar com o seu posicionamento.»

«Em todos os lances do Bernardo, vê-se sempre o seu pensamento, o raciocínio. Seja a abrir espaço para um colega, ou arrastar um defesa. E depois também trabalha muito para a equipa», complementou.

Fonte: A Bola

Exit mobile version