Capitão de Portugal junta-se esta sexta-feira ao estágio na Cidade do Futebol, tal como Rúben Neves; plano passa por utilizá-los apenas frente à Irlanda, na terça-feira; Roberto Martínez com os 26 juntos pela primeira vez
Esta sexta-feira não é um dia qualquer: é o dia em que se inicia a contagem decrescente para o último Campeonato Europeu da carreira de Cristiano Ronaldo. Não é coisa pouca. Ainda mais se for o início de história com final feliz.
Aos 39 anos, o recém-entronado rei dos golos do futebol saudita – fez 50 em 51 jogos pelo Al Nassr, 35 dos quais na liga saudita, fixando novo máximo, aos quais se juntam mais cinco pela Seleção Nacional, num total de 55 em 2023/2024 – integra esta sexta-feira a concentração para começar a preparar o sexto (!), e último, Europeu consecutivo, num adeus que pretende que seja coberto de glória, porque tenha 18 ou 48 anos Cristiano Ronaldo só vai a jogo para ganhar e é com o cetro europeu de seleções que quer deixar a Alemanha no próximo dia 14 de julho, que ninguém tenha dúvidas disso.
Com a chegada de Ronaldo começa, também, a discussão nos cafés e não só sobre que papel ficará reservado ao capitão da turma das quinas na Alemanha.
No futebol, nem sempre a idade é um posto, pode muitas vezes ser antes um peso, mas as estatísticas são como o algodão, não enganam. E no caso de Cristiano Ronaldo oferecem-lhe confiança avassaladora: marcou 55 golos esta época, entre clube e Seleção, em 57 partidas – quase média de um golo por jogo. Aos 39 anos…!
É esse o cartão de visita com que se apresenta hoje na Cidade do Futebol. Só para termos uma ideia, os outros (sete) avançados do lote de 26 – Bernardo Silva (12 golos), Jota (15), Francisco Conceição (11), Gonçalo Ramos (18), João Félix (12), Pedro Neto (3) e Rafael Leão (16) -, juntos, perfazem 87 golos em 2023/2024.
Claro que será sempre discutível o contexto do futebol saudita e a competitividade deste – também podemos lembrar que Karim Benzema e Roberto Firmino, juntos, com 16 e nove golos esta época, respetivamente, marcaram na Arábia Saudita metade dos golos de CR7…
Mas é como um monstro do futebol, com os números a continuarem a suportá-lo, que Ronaldo ajudará a fechar o lote de 26 jogadores para o Europeu – juntamente com o colega do Al Nassr, Rúben Neves, que também se junta esta sexta-feira ao estágio da turma das Quinas, o que significa que, ao dia 6 da concentração, Roberto Martínez contará pela primeira vez com o grupo completo.
Ter o grupo completo é uma coisa e tê-lo na máxima força é outra. Depois de terem tido alguns dias de descanso após a final da Taça do Rei da Arábia Saudita, tanto Cristiano Ronaldo como Rúben Neves terão agora alguns dias para recuperarem os índices físicos, pelo que só entrarão nas contas de Roberto Martínez para o derradeiro jogo de preparação antes do início do Europeu, diante da República da Irlanda, em Aveiro, na próxima terça-feira, e não deverão ter minutos no jogo deste sábado (17.45 horas), com a Croácia, no Estádio Nacional.
Fonte: A Bola