Moçambique e Somália se enfrentaram nesta sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, na etapa de classificação para a Copa do Mundo de 2026. Mostrando superioridade desde os primeiros minutos, os Mambas abriram o placar logo no início com Alfonso Amade. Algum tempo depois, voltaram a brilhar nos pés de Stanley Ratifo, que marcou o segundo gol da partida. Com a vitória por 2 a 1, Moçambique somou mais três pontos na tabela.
De acordo com o RTP Desporto, os Mambas iniciaram a partida demonstrando domínio e segurança. A prova disso foi que logo aos 14 minutos, através de um cabeceio Alfonso Amade – após receber um passe de Witi, Moçambique abriu o placar com o primeiro gol da partida.
Os Mambas mantiveram o ritmo e a posse de bola. Pouco tempo depois, aos 30 minutos, Stanley Ratifo marcou o segundo para Moçambique. O lance teve assistência de uma das estrelas do time, Geny Catamo, jogador do Sporting de Portugal, que brilhou nesta temporada na Europa. A primeira etapa foi encerrada com os Mambas vencendo por 2 a 0.
O segundo tempo se iniciou e mudanças foram realizadas na equipe de Rachid Lousteque, para garantir um pouco mais de equilíbrio ao jogo. As medidas surtiram efeito e, aos 66 minutos, a Somália diminuiu a diferença com Ismail Shirwa.
A Somália seguiu em sua busca pelo segundo, o que gerou um pouco de instabilidade nos pupilos de Chiquinho Conde, que tiveram um pouco de dificuldade de parar o ataque somaliano. Contudo, o jogo foi encerrado com o placar de 2 a 1, em favor dos Mambas que, com a vitória, somaram mais seis pontos na tabela.
Na próxima rodada, a Guiné-Conacri receberá Moçambique, no dia 10 de junho. Já a Somália enfrentará Botsuana, na mesma data.
Você acompanha todas as novidades da fase de classificação da Copa do Mundo 2026, com Besoccer PT.
Fonte: Besoccer