Revista Tempo

Ministério da Cultura e Turismo pronuncia-se sobre a nova estátua de Mondlane

O Ministério da Cultura e Turismo pronuncia-se esta manhã sobre a nova estátua de Eduardo Mondlane, localizada na avenida com o mesmo nome, na cidade de Maputo.
A obra foi inaugurada no dia 25 de Setembro em homenagem ao primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e ícone da resistência ao domínio colonial português, Eduardo Mondlane. Entretanto, desde o dia da sua inauguração tem-se gerado vários debates sobre a pertinência da substituição da anterior, bem como a proporcionalidade dos membros da nova escultura, que se considera não reflectir a imagem do proclamado arquitecto da unidade nacional.
A inauguração esteve enquadrada na celebração dos 60 anos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
A estátua de Eduardo Mondlane leva material de cobre e tem uma altura de seis metros, pesando 6410 quilos acomodada numa estrutura pavimentada.
Para além do novo visual, o local apresenta-se com outras novidades como placas didácticas com registos de diversos momentos que marcaram a vida de Mondlane, desde o nascimento, carreiras académica e profissional, os pressupostos da fundação da Frelimo à sua morte a 3 de Fevereiro de 1969.

Fonte: Jornal Noticias

 

Exit mobile version