A McDermott, em parceria com a Saipem (Itália) e a China Petroleum Engineering and Construction Corporation (CPECC), acaba de ser concedida o contrato de “front-end engineering design” (FEED) para a Fase 1 do projecto Rovuma LNG, em Moçambique, uma joint venture entre a ExxonMobil Development Africa B.V., Eni S.p.A. e CNODC Dutch Cooperatief U.A. O anúncio foi feito, segunda-feira, 30/09, no qual é destacado o papel crucial que este projecto desempenha para o desenvolvimento industrial e económico de Moçambique.
O projeto Rovuma LNG Fase 1 tem como objectivo a liquefação e exportação de gás natural extraído da Área 4 Offshore, situada ao largo da Península de Afungi, em Cabo Delgado, Moçambique. Este projecto de larga escala, com uma capacidade total prevista de 18 milhões de toneladas por ano (MTPA), representa um passo fundamental no desenvolvimento do sector de gás natural no país e oferece uma oportunidade única de crescimento económico para Moçambique.
Rob Shaul, Vice-Presidente Sénior da divisão de Soluções de Baixo Carbono da McDermott, destacou a importância do gás natural liquefeito (LNG) para a transição energética global, referindo que “o LNG ajuda a moldar uma nova era de soluções energéticas, e a McDermott desempenha um papel significativo nesta mudança global, com mais de 60 anos de experiência no sector”. Ele acrescentou ainda que “a McDermott está bem posicionada em Moçambique para aplicar o seu vasto conhecimento e continuar a impulsionar o desenvolvimento industrial, social e económico do País”
Escopo do Contrato FEED
O contrato FEED atribuído ao consórcio McDermott-Saipem-CPECC inclui o design modular de uma planta de produção de LNG em Afungi, juntamente com todas as unidades de pré-tratamento de gás associadas e os sistemas de utilidades e fora do local necessários para suportar a produção de LNG. Este contrato também abrange a preparação de uma proposta de engenharia, aquisição e construção (EPC), que servirá de base para a fase subsequente de construção e operação.
A McDermott afirma no contexto que “utilizará a sua vasta experiência global no sector de LNG, coordenando o trabalho a partir do seu escritório em Londres, para garantir a implementação eficaz e eficiente do projecto”. Acrescentando que o sucesso deste contrato FEED será um marco importante para garantir a transição para a fase de execução.
A Concorrência no Projecto Rovuma LNG
O projecto Rovuma LNG é também marcado por uma competição estratégica. Além do consórcio liderado pela McDermott, a Technip Energies (França) e a JGC Holdings (Japão) receberam um contrato FEED para o mesmo projecto. A ExxonMobil implementou esta abordagem competitiva para garantir que o melhor design e proposta técnica seja selecionado, garantindo assim a optimização dos custos e do cronograma na fase de engenharia, suprimentos e construção (EPC). A decisão final sobre o consórcio vencedor deverá ocorrer após a decisão final de investimento (FID), prevista para 2026.
Fonte: O Económico