Revista Tempo

Apuramento europeu para Mundial 2027 pode ‘encolher’

Apuramento europeu para Mundial 2027 pode 'encolher'

Torneio europeu de qualificação para o campeonato do mundo Austrália 2027 pode encurtar para três jogos e uma só volta. Portugal disputaria dois jogos fora e um em casa. Formato carece ainda de aprovação

Uma inesperada mudança no processo de qualificação das seleções europeias para o Mundial de râguebi Austrália 2027 está em cima de mesa. Embora careça ainda de decisão final, durante este mês, A BOLA sabe que foi apresentada uma proposta que aponta para um formato de apuramento encurtado para apenas três jogos e a uma só volta. Um modelo que poderá acarretar impacto financeiro (deslocações versus receitas) e desportivo para Portugal.

 Tradicionalmente, as seleções europeias (exceção feita às equipas das Seis Nações) apuram-se para o campeonato do mundo através de um torneio bi-anual, Rugby Europe Championship (REC), disputado ao longo de dois anos, a duas voltas, num sistema de todos contra todos.

Foi assim que, a título de exemplo, que o REC 2021/22 apurou diretamente a Geórgia e a Roménia e o 3.º classificado, Portugal, garantiu o bilhete para o França2023 por via do torneio de repescagem no Dubai, em novembro passado.

Após ter sido anunciado em março pelo Board da Rugby Europe a divisão em dois grupos – Geórgia, Espanha, Países Baixos e Suíça, e Portugal, Roménia, Bélgica e Alemanha -, no sistema de todos contra todos, a duas mãos, seis jogos na fase de grupos, de fevereiro a março, que qualificaria diretamente os quatro países europeus para o Austrália 2027 (24 equipas) e, mais tarde, em julho, as meias-finais e final para alinhamento das seleções nos grupos do Mundial, surgiu agora uma nova proposta.

 Apresentada pela Alemanha, Suíça, Bélgica e Países Baixos, com apoio da Geórgia, alegam questões financeiras e apontam para o torneio a uma só volta, três jogos em cada grupo, e não seis conforme foi apresentado como modelo de apuramento.

Desta forma, nesta versão curta de modelo de qualificação, metade das seleções jogará dois jogos em casa e apenas um fora de portas, e a outra metade terá uma partida caseira e será obrigada a duas viagens. Caso esta proposta seja aprovada, os lobos deslocam-se à Roménia e à Alemanha, e recebem a Bélgica.

Recorde-se que no REC 2024 as oito equipas foram divididas em dois grupos. Portugal deslocou-se à Bélgica e à Roménia e, pelo meio, recebeu a Polónia. Na meia-final venceu a Espanha e viria ser derrota pela Geórgia, na final.   

Fonte: A Bola

Exit mobile version