Revista Tempo

Investidores vêem problemas na subida de 28% das acções do Zimbabwe no ZiG mais fraco

O ZiG, abreviatura de Zimbabwe Gold, que começou por ser negociado a 13,56 na adopção, é agora vendido a 26 por dólar no mercado paralelo e a 13,97 oficialmente.

As acções do Zimbabué estão em alta, com os investidores a procurarem refúgio na nova moeda, apoiada em metais preciosos, que atingiu um mínimo histórico em relação ao dólar americano.

O Índice de Todas as Acções da Bolsa de Valores do Zimbabué, que negoceia exclusivamente em moeda local, subiu 28% desde 28 de agosto, quando o ZiG começou a perder consistentemente valor face ao dólar. O índice subiu 160% desde que foi rebaseado para 100, quando a unidade começou a ser negociada em 8 de Abril.

Mas, em vez de causar júbilo entre os investidores em acções, isto preocupa-os. Estes vêem o aumento como um regresso ao passado e um reflexo de problemas profundos nos mercados cambiais.

“O mercado de acções tem permanecido largamente correlacionado com o mercado paralelo e com as injecções de liquidez do ZiG”, disse Lloyd Mlotshwa, chefe de pesquisa da IH Securities, uma corretora sediada em Harare. “É a mesma música a repetir-se”.

O ZiG, abreviatura de Zimbabwe Gold, que começou a ser negociado a 13,56 na adopção, é agora vendido a 26 por dólar no mercado paralelo e a 13,97 oficialmente. Perdeu valor em relação ao dólar durante 17 dias consecutivos de transacções, a mais longa série de perdas desde a sua estreia.

O Zimbabwe introduziu o ZiG, a sua sexta tentativa de criar uma moeda funcional em 15 anos, para reforçar a confiança numa unidade local, depois de o seu antecessor, o dólar zimbabueano, ter perdido mais de 80% do seu valor face ao dólar americano este ano. A sua queda fez com que os investidores se amontoassem em acções como um porto seguro e uma protecção contra o aumento da inflação, levando a que o mercado de acções quadruplicasse.

O banco central adoptou várias medidas para apoiar a ZiG, incluindo a repressão dos comerciantes de rua e a injecção de US$ 64 milhões no mercado até ao momento. A injecção irá “efectivamente absorver uma liquidez significativa no mercado”, afirmou o Governador John Mushayavanhu numa declaração enviada por correio electrónico na quinta-feira, 19/09.

As acções preferidas pelos investidores incluem a Econet Wireless, a maior empresa de telecomunicações e a Delta Corp, um fabricante de bebidas, disse Mlotshwa. “O fluxo de ZiG está concentrado nesses dois nomes”.

Fonte: O Económico

Exit mobile version