Revista Tempo

Sporting derrota o FC Porto e conquista o triplete

Triunfo claro dos leões na final disputada em Viseu

O Sporting venceu o FC Porto na final da Taça de Portugal, por 34-30e conquistou a dobradinha, uma semana depois de se ter sagrado campeão nacional, precisamente com uma vitória frente ao FC Porto.

Numa época perfeita a nível interno, os leões conquistaram também a Supertaça, fazendo o pleno de títulos.

O Sporting passou para a frente de forma que seria definitiva logo aos 11 minutos, depois de o FC Porto ter liderado o marcador durante grande parte dos 10 minutos.

Pouco depois do meio da primeira parte, Laeso foi excluído por protestos quando a equipa já jogava com seis jogadores, e o Sporting aproveitou para disparar para quatro golos de vantagem, aproveitando também as defesas de Leo Maciel, guarda-redes que terminou os primeiros 30 minutos com impressionantes dez defesas.

Com a equipa do FC Porto a não conseguir encontrar forma de ultrapassar a defesa leonina, Jan Gurri também se mostrou em grande nível nos últimos minutos do primeiro tempo, marcou quatro golos seguidos e deu vantagem de cinco golos aos leões (17-12).

Essa só não era a vantagem do Sporting ao intervalo porque Laeso, já com o tempo terminado, na marcação de um livre direto que ainda desviou na barreira feita por jogadores do Sporting marcou e levou o joog para o descanso com 18-14 no marcador.

Na segunda parte, apesar da má entrada, os dragões fizeram um parcial de 5-0 entre os 39 e os 44 minutos, colocando a diferença apenas num golo (24-23), graças a um gigante chamado Rui Silva que assumiu as rédeas da equipa e até terminou como melhor marcador do encontro, com 10 golos.

Mas a tarde era do Sporting. E de Leo Maciel. A fazer o último jogo de leão ao peito, o guarda-redes argentino que vai jogar em Espanha na próxima época voltou a aparecer em grande nível nos últimos 15 minutos e, com um total de 17 defesas, assumiu-se como a grande figura da final.

A 10 minutos do jogo que marca o fecho da época, a vantagem leonina era de quatro golos (25-29), e o melhor que o FC Porto conseguiu foi reduzir para três, a dois minutos do final.

Mas não havia nada a fazer. A equipa de Ricardo Costa estava decidida a fazer a época perfeita e confirmou o triunfo, num jogo em que foi claramente superior aos dragões.

O Sporting chega assim às 18 conquistas naTaça de Portugal, aumentando a diferença para o ABC, que soma 12. O FC Porto é a terceira equipa com mais troféus conquistados (9).

Fonte: A Bola

Exit mobile version