Revista Tempo

Nyusi discursa esta noite na Cimeira do Futuro

TITOS MUNGUAMBE, em Nova Iorque

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai discursar esta noite em Nova Iorque no quadro da sua participação na Cimeira do Futuro, um evento que visa discutir e propor soluções para os desafios que o mundo actualmente enfrenta.
No evento que se realiza no quadro do 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, espera-se que participem mais de 50 chefes de estados e de governo de todo o mundo. Moçambique tem como foco a questão das mudanças climáticas, a necessidade de reformas nos mecanismos de financiamento para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Cimeira do Futuro é um evento de alto nível que reúne líderes mundiais para estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e de salvaguardar o futuro.
É também uma the oportunidade única para reconstruir uma confiança fragilizada e demonstrar que a cooperação internacional pode enfrentar eficazmente os desafios actuais, tais como os passados e futuros.
As Nações Unidas reconhecem que o mundo não está num bom caminho para atingir os objectivos estabelecidos numa altura em que também não está a responder eficazmente aos novos desafios ou oportunidades.
Acrescentam que a velocidade e a complexidade da evolução ultrapassaram os sistemas de cooperação e de resposta. Os benefícios e as possibilidades de progressos estão a ser distribuídos de forma desigual, com uma grande parte das pessoas a ser deixadas para trás.
“Os riscos e as ameaças também se fazem sentir de forma desigual, afectando desproporcionalmente os mais vulneráveis. A pobreza extrema e a fome estão a aumentar. As emissões mundiais atingiram os níveis mais elevados da história da humanidade, tal como o número de pessoas deslocadas”, considera a ONU ao mesmo tempo que observa que as ameaças como o clima, conflitos, segurança alimentar, armas de destruição maciça, pandemias e crises sanitárias, bem como os riscos associados às novas tecnologias, continuam a agravar-se.
Recordar que para além da Cieira do Futuro, o Presidente moçambicano tem agendado para a tarde de hoje, noite em Maputo, encontros bilaterais com diversas individualidades entre as quais o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk; o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Alain Berset; bem como com o Sheik Shakhboot Bin Nahyan Al Nahyan, Ministro do estado dos Emirados Árabes Unidos.
 
 

Fonte: Jornal Noticias

 

Exit mobile version