Francesco Bagnaia liderou sessão de treinos cronometrados, à frente de Alex Rins e Pedro Acosta
O Grande Prémio de Itália é mesmo uma pista de boas memórias para Miguel Oliveira (Trackhouse Racing). O português terminou esta sexta-feira a sessão de treinos cronometrados no 4.º posto, rodando o circuito internacional de Mugello em 1.45,340 minutos, ficando a 0,402 segundos de Francesco Bagnaia (Ducati), o mais rápido da tarde.
O piloto natural de Almada, que já venceu esta prova em Moto 3 (2015) e Moto 2 (2018), realizou a volta a três minutos do fim, que valeu subida ao segundo lugar, contudo, Alex Rins, em Yamaha, e Pedro Acosta (GasGas Tech3), melhoraram os seus tempos imediatamente a seguir, terminando em 2.º e 3.º, respetivamente.
Jorge Martín (Prima Pramac), atual líder do campeonato de pilotos, não foi além do 7.º posto e ainda teve um momento de frustração com Oliveira, queixando-se de o luso ter bloqueado o seu caminho.
Para a segunda fase de qualificação (Q2), garantiram passagem Marc Márquez (Gresini), Enea Bastianini (Ducati), Jorge Martín (Prima Pramac), Álex Márquez (Gresini), Maverick Viñales (Aprilia) e Aleix Espargaró (Aprilia).
Refira-se que a Q2 disputa-se no sábado, às 10.15 horas, e a corrida sprint ocorre mais tarde, às 14 horas.
Fonte: A Bola