O Palmeiras, com um golaço de falta do colombiano Richard Ríos e outro de pênalti do paraguaio Gustavo Gómez, avançou nesta quarta-feira, para as oitavas de final da Copa Libertadores, ao derrotar por 2 a 1 o Independiente del Valle, em um jogo que terminou em lesão para Endrick.
O time paulista garantiu assim, a liderança do Grupo F, com 13 pontos, nove a mais que Independiente del Valle, San Lorenzo e Liverpool, que terão partidas entre si, nesta quinta-feira.
O Allianz Parque de São Paulo desfrutou do repertório de habilidades de Endrick e Estevão, até que o camisa 9 se lesionou aos 15 minutos do segundo tempo, às vésperas de se apresentar à Seleção Brasileira, para jogar a Copa América nos Estados Unidos e se transferir para o Real Madrid.
O Independiente del Valle se apagou no primeiro tempo e ressurgiu no segundo, quando Lautaro Díaz, vindo do banco, diminuiu a diferença. O time equatoriano jogará em casa a vaga para as oitavas, contra o Liverpool, na última rodada.
O Palmeiras foi com tudo desde o início, com quatro atacantes: Lázaro, ‘Flaco’ López, Endrick e Estevão, as duas jovens promessas do momento. O camisa 41 se destacou, inclusive, diante de uma delegação de observadores do Chelsea inglês, segundo a Rede Globo de Televisão.
Ambos foram um pesadelo para a equipe adversária, que só conseguiu pará-los com faltas. Estevão mostrou mais habilidades, incluindo uma jogada espetacular dentro da área com direito a um drible entre as pernas de Schunke.
Os primeiros minutos foram bastante cautelosos, com muita marcação e respeito entre os clubes.
Caicedo foi o primeiro a testar Weverton, e a jovem promessa Kendry Páez, negociada com o Chelsea, deixando vários sinais de sua qualidade em várias transições.
Mas, no momento em que Estevão e Endrick se ativaram, o campo começou a inclinar a favor dos brasileiros.
Uma falta sobre o futuro jogador do Real Madrid, muito protestada pela área técnica porque interrompeu um contra-ataque, terminou nas redes de Guido Villar.
Ríos chutou de longa distância a 107 quilômetros por hora, a bola fez um efeito estranho e entrou pelo centro do gol. Villar não teve culpa, pois a essa velocidade pouco poderia fazer. Gol ao estilo Cristiano Ronaldo.
A equipe do português Abel Ferreira aumentou a vantagem antes do intervalo com um pênalti provocado por uma cabeçada de Flaco López que tocou na mão de Landázuri.
Endrick fez o gesto de que iria cobrar o pênalti, mas foi Gómez quem converteu.
No intervalo, o técnico visitante, Javier Gandolfi, fez substituições e colocou outra joia equatoriana, Justin Lerma, que acaba de ser vendido ao Borussia Dortmund.
O time melhorou, ganhando ainda mais fôlego, com a saída de Endrick por lesão muscular. O jogador teve que ser retirado de campo em um carrinho de assistência médica.
Lautaro Díaz foi responsável por animar a reta final do jogo, com uma obra de arte. Driblou Gómez, Zé Rafael e pegou Weverton no contrapé. Golazo.
A partir do gol do Independiente, o jogo virou um vaivém em que ninguém conseguiu marcar. Três pontos vitais para o Palmeiras, ofuscados, no entanto, pela lesão de Endrick.
Fonte: Besoccer