Revista Tempo

Cancro do Colo do Útero

O que é o cancro do colo do útero
[imgep]
O que é o cancro do colo do útero?

O cancro do colo do útero é uma doença que afecta a entrada do útero, chamada “o colo”. Este cancro só afecta mulheres e é causado por um vírus do tipo “Papiloma”. O útero é um órgão localizado na barriga da mulher e é onde cresce o bebé quando a mulher está grávida.

 

Quais são os principais sintomas do cancro do colo do útero?

O cancro do colo do útero pode provocar dor e sangramento durante as relações sexuais e dificuldade para conceber e dar o parto. Pode ainda afectar o período menstrual, aumentando o volume de sangramento. Numa fase avançada, o cancro pode causar danos ao útero e espalhar-se a outros órgãos, podendo até causar a morte da mulher.

 

Qual é a forma de transmissão do cancro do colo do útero?

O cancro do colo do útero tem a sua origem na infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), sendo a sua principal forma de transmissão através do contacto sexual. O homem pode ser portador do vírus e transmitir à mulher durante o acto sexual. Na mulher, ser portadora deste vírus representa um factor de risco para o desenvolvimento do cancro do colo do útero.

 

Qual a melhor forma de prevenção contra o cancro do colo do útero?

A melhor forma de prevenção contra o cancro do colo do útero é através da vacinação de todas as meninas contra o Vírus do Papiloma Humano. O Governo moçambicano oferece a vacina gratuitamente a todas as meninas que completam 9 anos. A vacina é oferecida em todas unidades sanitárias e brigadas móveis que visitam as escolas e comunidades.
No caso de raparigas e mulheres mais velhas, devem usar o preservativo assim que iniciam a vida sexual e deve ser feito o exame ginecológico Papanicolau todos os anos na unidade sanitária mais próxima, a partir dos 25 anos de idade.

 

Por que razão raparigas e mulheres mais velhas não são vacinadas?

As vacinas salvam vidas! A vacina contra o cancro do colo do útero é mais efectiva nas meninas que ainda não iniciaram a actividade sexual. Se a vacina for dada a uma pessoa que já tenha iniciado a actividade sexual, é possível que já se tenha infectado por alguma variante do Vírus do Papiloma Humano, e como tal, poderá não ficar protegida. 
Por isso, todas as raparigas mais velhas ficam melhor protegidas educando-as a usar o preservativo quando iniciam a sua vida sexual.

 

A vacina é segura?

Sim, a vacina contra o cancro do colo do útero é segura, eficaz e é a melhor forma de prevenção contra a doença. Foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério de Saúde – MISAU. A vacina protege para toda a vida, se a menina completar a dose recomendada (tomar a 1ª dose).

 

A vacina tem efeitos secundários?

A vacina é segura. Por se tratar de uma vacina injectável, poderá apenas sentir um pouco de dor no braço, inchaço ou vermelhidão no local da injecção. Mas isso é reacção normal.
 

O Cancro do Colo do Útero:

  • Ataca apenas as mulheres, pois é uma doença que afecta a entrada do útero, designada por “colo” (e apenas as mulheres têm útero, que é onde cresce o bebé durante uma gravidez)
  • É causado por um vírus do tipo “Papiloma”
  • Pode causar complicações de saúde, tais como o aumento do volume do sangramento menstrual, dor e sangramento durante as relações sexuais e dificuldade de conceber e dar o parto. Numa fase avançada, este tipo de cancro pode causar a morte da mulher

Mas é uma doença que pode ser prevenida através da toma de vacina!

A melhor forma de prevenção é através da vacinação. A vacina é segura e eficaz e protege a sua filha para o resto da vida.

Destina-se a todas as meninas que completam 9 anos de idade e faz parte do plano de vacinação nacional do Ministério da Saúde (MISAU).

Precisamos agir HOJE para que a doença não nos surpreenda amanhã.

Espalhe já esta informação na sua família e comunidade e vamos garantir um futuro saudável para a nossa filha, sobrinha, prima ou vizinha.

O Cancro do Colo do Útero é uma doença que pode causar complicações de saúde numa mulher, tais como:

  • Aumento do volume do sangramento menstrual
  • Dor e sangramento durante as relações sexuais
  • Dificuldade de conceber
  • Dificuldade de dar parto

 

Quando não tratada, numa fase avançada, pode causar danos ao útero e espalhar-se aos outros órgãos, podendo até causar a morte da mulher. Por isso é muito importante que esta doença seja prevenida desde cedo, através da vacinação.

A vacina destina-se a todas as meninas que completem 9 anos de idade e é dada em uma dose. 

A vacina é gratuita e prevenir não custa!

O cancro do colo do útero é uma doença silenciosa, que pode na maioria das vezes levar mais de 15 anos a mostrar sinais.

Nesse sentido, é importante prevenir desde cedo, através da vacinação de todas as meninas com 9 anos de idade.

A vacinação permite que a menina, quando adulta, não desenvolva o Cancro do Colo do Útero.

Para a minha filha no futuro, não desenvolver o #CancroDoColoDoÚtero, garanto que a vacino HOJE contra esta doença.

Rapariga vacinada, mulher saudável no futuro.

Fonte: UNICEF

Exit mobile version