Revista Tempo

SEGUNDO DANIEL CHAPO: Empresas mineiras precisam reforçar responsabilidade social

AS empresas exploradoras dos recursos naturais na província de Tete e em outros pontos do país precisam de intensificar as suas intervenções de responsabilidade social ao nível das comunidades em que estão inseridas a fim de melhorar as condições de vida da população.

Este posicionamento foi defendido há dias pelo secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo.

“A terra é dos moçambicanos e os recursos também, pelo que as empresas não podem tirar o carvão sem deixar nada que proporcione a melhoria de qualidade de vida da população como escolas, hospitais, estradas, zonas de reassentamento respeitando a lei, emprego para os nativos e não só”, advogou.

Garantiu que tem experiência de acções governativas que levaram os megaprojectos a assumirem esses compromissos em Nacala, na província de Nampula, Palma, em Cabo Delgado, e em Inhambane. Acrescentou que estas realizações existem e podem ser apreciadas, sendo elas as evidências de que está em condições de replicar um trabalho semelhante no país.

Chapo enfatizou, com efeito, que não está a liderar uma candidatura que vai às localidades prometer avião, enquanto nem bicicleta tem, pelo que fala de coisas que já fez ao nível dos distritos e província que dirigiu, assegurando multiplicação das realizações por todo o país em função das preocupações de cada população.

Considerou pertinente que a utilização do dinheiro captado por meio de impostos nos megaprojectos seja direccionado para mecanização e industrialização agrícola em distritos com alto potencial agrário, criando-se assim condições para geração de mais postos de trabalho para a juventude.

Disse ainda que, a candidatura por si liderada tem um projecto que visa salvaguardar o transporte de produtos dos campos agrícolas para o mercado, assim como criar indústrias de processamento.

Entretanto, Daniel Chapo realiza hoje e amanhã uma visita de trabalho à província de Sofala, durante a qual vai manter encontros com os órgãos do partido e dirigir uma sessão extraordinária do Secretariado do Comité Provincial alargada a outros quadros.

Chapo vai realizar reuniões com as organizações sociais do partido e com diferentes segmentos da sociedade, bem como dialogar com a população e exortar ao envolvimento activo na preservação da paz e unidade nacional.

Esta visita insere-se no quadro do acompanhamento do funcionamento dos órgãos do partido a todos os níveis tendo em vista as eleições gerais de 9 de Outubro.

Fonte: Jornal Noticias

 

Exit mobile version