Revista Tempo

Terminal de Carga Geral do Porto da Beira regista volumes históricos

O Terminal de Carga Geral do Porto da Beira, na província de Sofala, alcançou um marco histórico, em Julho último, ao alcançar um recorde mensal de 442 mil toneladas manuseadas, contra as 199 mil, em Julho de 2023, representando um crescimento de 122 por cento.

Contribuíram para este aumento, o crescimento na importação de volumes de clínquer e milho no que tange à carga nacional, bem como um aumento significativo na importação de trigo, equipamentos e enxofre para os países da região.

De acordo com Miguel de Jenga, Director de Operações da Cornelder de Moçambique, concessionária do Porto da Beira, em termos de exportações, registou-se uma diversificação geográfica, com representações de três países, incluindo a exportação de eucalipto local e o manganês da Zâmbia. O Zimbabwe mantém a liderança no mercado de exportação através do Porto da Beira.

Em termos globais, avançou, o Terminal de Carga Geral registou um aumento de 24% nos primeiros sete meses do ano, comparativamente a igual período de 2023.

“O Terminal de Contentores, por seu turno, registou nos primeiros sete meses do ano um crescimento robusto de 40%, ao manusear 226 mil contentores, contra os 160 mil manuseados em igual período de 2023”, referiu, acrescentando que o Zimbabwe continua a impulsionar as exportações pelo Porto da Beira, principalmente com crómio, lítio, petalite e tabaco.

O Malawi, por sua vez, registou um aumento expressivo nas exportações de algodão e chá, esperando-se que os volumes de tabaco aumentem nos próximos meses, consolidando ainda mais a posição do porto como um hub de exportação regional.

Fonte: O Económico

Exit mobile version