Seis suspeitos do assassinato do zagueiro Luke Fleurs, jogador do Kaizer Chiefs, o clube mais bem-sucedido da Primeira Divisão do futebol sul-africano, foram colocados em prisão preventiva nesta sexta-feira, depois de comparecerem perante um tribunal da África do Sul.
Os suspeitos, detidos no último dia 10, são Ndumiso Moswane (26 anos), Fernando Siva (25), Nhlakanipho Dlamini (21), Franky Xaba (25), Maredi Mphahlele (36) e Thembinkosi Hlomikhawu (31).
Os seis homens compareceram perante o Tribunal de Magistrados de Roodepoort, uma cidade pertencente à municipalidade de Johannesburgo (norte).
Os suspeitos enfrentam acusações de assassinato, posse ilegal de arma de fogo e munições, roubo com circunstâncias agravantes e obstrução da justiça.
O tribunal adiou o caso até o próximo dia 25 de abril e, portanto, deu aos supostos assassinos seis dias para processar seu pedido de representação legal.
Espera-se que os suspeitos peçam liberdade sob fiança, embora o Ministério Público já tenha adiantado que irá se opor a essa medida.
Após uma breve audiência, a juíza Annelise Africa concluiu que “o caso está adiado até o dia 25 (de abril) para o pedido de liberdade sob fiança”.
A família do jogador de futebol não compareceu à audiência, pois está envolvida nos preparativos para seu funeral neste sábado, em Tafelsig, um bairro da Cidade do Cabo (sudoeste).
Os seis suspeitos foram localizados e presos no antigo gueto negro de Soweto, em Johannesburgo, no último dia 10, informou o porta-voz da Polícia, tenente-coronel Mavela Masondo.
Fleurs, de 24 anos, morreu no último dia 3, quando parou em um posto de gasolina no subúrbio de Honeydew, em Johannesburgo, para abastecer e dois homens armados o obrigaram a sair de seu carro sob a mira de uma arma.
O jogador de futebol levou um tiro que tirou sua vida, enquanto um dos agressores fugiu em seu veículo, recuperado na segunda-feira pelas forças da ordem.
A polícia acredita que os suspeitos fazem parte “de uma quadrilha responsável pelo sequestro de veículos em Gauteng (província cuja capital é Johannesburgo), e a busca por mais suspeitos continua”, disse o porta-voz.
Fleurs iniciou sua carreira profissional em 2017 no Ubuntu Cape Town, da Primeira Divisão, clube do qual saiu em 2018 para ingressar no SuperSport United.
O zagueiro, que se juntou ao Kaizer Chiefs em 2023, foi convocado para a seleção nacional em 2021 e 2022, embora não tenha disputado nenhum jogo.
Fonte: Besoccer