A cidade de Maputo não contém distritos do mesmo nível das outras províncias. Entretanto, subdivide-se em 7 distritos, urbanos e municipais:
- Distrito Urbano de KaMpfumo
- Distrito Urbano de Nlhamankulu
- Distrito Urbano de KaMaxaquene
- Distrito Urbano de KaMavota
- Distrito Urbano de KaMubukwana
- Distrito Municipal de KaTembe
- Distrito Municipal de KaNyaka
Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique, além de ser o principal centro financeiro, corporativo e comercial do país. Está situada na margem ocidental da baía de Maputo, no extremo sul do Moçambique, perto da fronteira com a África do Sul e o Essuatíni, na área conhecida como tripla fronteira, onde se localiza a vila de Namaacha.
Fundada no século XVI, Maputo foi um importante entreposto português na região do oceano Índico devido à sua baía privilegiada. Em 1898, tornou-se a capital da colónia, sendo conhecida como Lourenço Marques até 13 de março de 1976, quando recebeu o nome atual após a independência de Moçambique, em homenagem ao rio Maputo. O nome Maputo surgiu do slogan “Viva Moçambique unido do Rovuma ao Maputo” durante a guerra pela independência.
Administrativamente, Maputo é um município com um governo eleito e, desde 1980, é também uma província. A cidade não deve ser confundida com a província de Maputo, que cobre a região meridional do território moçambicano, excluindo a cidade de Maputo. O município tem uma área de cerca de 300 km² e uma população de 1.088.449 habitantes (de acordo com o Censo de 2017). A sua área metropolitana, que inclui o município da Matola e os distritos de Boane e Marracuene, possui uma população de aproximadamente 3.158.465 pessoas.
A cidade foi fundada em 1782 como uma feitoria com o nome de Lourenço Marques e foi elevada a vila em 1876 e a cidade em 1887. Após a independência, a cidade passou a ser chamada Maputo, originando-se do rio homónimo. A mudança de nome foi formalizada em 3 de fevereiro de 1976 pelo então presidente Samora Machel.
Durante o período colonial, a cidade de Lourenço Marques era um importante centro cosmopolita com infraestrutura avançada para a época. No entanto, a independência de Moçambique em 1975, seguida pela Guerra Civil que durou até 1992, trouxe grandes desafios econômicos e políticos. A cidade passou por significativas mudanças, incluindo a remoção de estátuas de heróis portugueses e a substituição dos nomes de ruas para homenagear figuras africanas e históricas pré-coloniais.
Maputo está localizada no sul de Moçambique, a oeste da Baía de Maputo, onde desembocam os rios Tembe, Umbeluzi, Matola e Infulene. Com uma altitude média de 47 metros, o município abrange uma área de 346,77 km² e faz fronteira com o distrito de Marracuene ao norte, o município da Matola a noroeste e oeste, o distrito de Boane a oeste e o distrito de Matutuíne ao sul. Está a cerca de 120 km da fronteira com a África do Sul e a 80 km da fronteira com o Essuatíni.
O clima de Maputo é tropical seco, com temperaturas mais altas de novembro a abril e temperaturas mais baixas de maio a outubro. O período de maior precipitação ocorre entre novembro e março, com uma umidade relativa média de 66,6% durante o ano. Março é o mês com a maior umidade relativa, e junho, o mês com a menor.