Apesar do aumento acentuado no uso de electricidade, as fontes de energia limpa estão prestes a estabelecer novos recordes até 2025. A energia solar fotovoltaica e a eólica, juntas, devem representar quase 75% do crescimento da demanda global de eletricidade. De acordo com o Relatório Semestral da Agência Internacional de Energia (IEA), este marco destaca o avanço significativo da transição energética global.
A geração de electricidade a partir de energia solar fotovoltaica e eólica deve ultrapassar a geração a partir de hidroléctricas em 2024. Com um aumento anual de 33% na geração de energia solar e um crescimento sustentado de 10% na geração eólica, a transição energética global alcançará outro marco significativo até 2025, com a geração renovável total superando a produção de electricidade a carvão, diz a IEA.
Europa na liderança
Na União Europeia, a geração de energia a partir do vento e da solar fotovoltaica está prevista para exceder a produção a partir de combustíveis fósseis em 2024. A participação combinada dessas fontes no total de electricidade fornecida deve aumentar de 26% em 2023 para 33% em 2025, impulsionada por preços reduzidos de módulos solares e forte apoio político, de acordo com a IEA.
No seu relatório semestral 2024, a IEA indica que a geração nuclear global está a caminho de atingir um novo recorde em 2025, superando seu recorde anterior em 2021. Esse crescimento será sustentado pelo aumento constante na produção da frota nuclear francesa, pela reativação de reatores no Japão e pela entrada em operação de novos reatores em mercados como China, Índia, Coreia e Europa.
Emissões de CO2 no Sector Eclétrico
A IEA afirma que as emissões de CO2 do sector elétrico global devem permanecer estáveis até 2025, com um pequeno aumento em 2024 seguido por uma queda em 2025. Isso será impulsionado pela expansão contínua das fontes de energia limpa e pela redução da geração de eletricidade a partir de carvão e óleo.
Necessidade de maior flexibilidade do sistema
Para a IEA, a frequência crescente de preços negativos da electricidade sinaliza a necessidade urgente de aumentar a flexibilidade do sistema. A implementação de estruturas regulatórias apropriadas e o design de mercados serão importantes para permitir um aumento nas soluções de flexibilidade, como resposta à demanda e armazenamento de energia.
Fonte: O Económico