Campeão mundial de estrada anunciou decisão
Mathieu van der Poel não vai tentar o duplo ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.
Esse pode ser o resumo a fazer do anúncio que o ciclista neerlandês fez nesta quarta-feira: irá abdicar de participar na prova de cross-country dos Jogos Olímpicos, para apostar na prova de fundo e na Volta a França.
Van der Poel, que é o atual campeão do mundo de estrada e que em fevereiro chegou ao sexto título Mundial no BTT, era candidato a vencer as duas provas em Paris2024, mas abdicou do cross-country em prol da participação no Tour.
«A combinação entre as duas provas era muito complicada. Quem saba, talvez em Los Angeles2028, possa focar-me no BTT. Acho que esta é a decisão mais lógica para me preparar para os meus objetivos sem a pressão do tempo», disse o neerlandês, num comunicado divulgado pela sua equipa, a Alpecin-Deceuninck.
Recorde-se que no último ciclo olímpico, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, o ciclista de 29 anos desistiu do Tour antes da 9.ª etapa para se poder preparar para a prova de cross-country, na qual era claro favorito, mas uma queda logo na primeira volta obrigou-o a desistir.
Este ano, talvez lembrando-se dessa situação, a aposta será distinta. « Não queria abdicar da Volta a França, que considero como a melhor preparação possível para os Jogos Olímpicos. Tal como no ano passado, espero ajudar o meu companheiro Jasper Philipsen a lutar pela vitória em etapas e talvez pela camisola verde. E tenho o objetivo de também eu conquistar uma etapa», detalhou ainda.
Fonte: A Bola