Revista Tempo

Marquinhos, imortal no PSG: jogador com mais partidas na história

Marquinhos, imortal no PSG. AFP

Grande dia para Marquinhos no duelo do PSG contra o Clermont neste sábado. O zagueiro brasileiro, aos 29 anos, se tornou o jogador com mais partidas oficiais na história do clube parisiense. Ele igualou o zagueiro Jean-Marc Pilorget, que defendeu a camisa do Parque dos Príncipes entre 1975 e 1987.

Já fazia vários meses que o zagueiro havia ultrapassado Marco Verratti como o estrangeiro com mais jogos disputados e só tinha pela frente um líder histórico.

O brasileiro desembarcou no clube parisiense com apenas 19 anos, após deslumbrar os principais clubes do futebol europeu com a sua grande performance na temporada 2012-2013 na Roma. O PSG pagou pouco mais de 31 milhões de euros por um jogador que acabou amortizando cada centavo nas 10 temporadas seguintes. Ele está cumprindo a décima primeira temporada em um time onde teve um desempenho impecável, quase sempre com mais de 40 jogos e com uma média também superior a 3.000 minutos por temporada.

A estreia de Marquinhos no time do Parque dos Príncipes aconteceu em 17 de setembro de 2013, em uma vitória do PSG por 1 a 4 sobre o Olympiacos na fase de grupos da Champions League, onde também marcou o seu primeiro gol. Até esta partida 435, o zagueiro marcou 38 gols e os acompanhou com 12 assistências.

Um dado que fala bem da sua qualidade como defensor é o fato de que ele recebeu apenas 32 cartões amarelos na sua carreira no clube parisiense, e apenas uma vez teve que deixar o campo mais cedo por ter sido expulso. O balanço de vitórias, empates e derrotas é de 311 vitórias (71,66%), 69 empates (15,9%) e 54 derrotas (12,44%).

O ‘top 5’

Agora empatado com Jean-Marc Pilorget, Marquinhos se tornou na temporada passada o terceiro jogador a alcançar 400 partidas no clube parisiense, algo que apenas esses dois jogadores e Marco Verratti, em 3º com 416 jogos, conseguiram.

Em seguida, Sylvain Armand se aposentou após 380 partidas com a camisa do clube do Parque dos Príncipes, e Safet Susic e Paul Le Guen compartilham a 5ª posição depois de terem disputado cada um 344 jogos no PSG.

Fonte: Besoccer

Exit mobile version