Revista Tempo

Corrupção lesa Estado em 405 milhões de meticais

O ESTADO acumulou no primeiro semestre deste ano um prejuízo no valor de cerca de 405 milhões de meticais em consequência de actos de corrupção em diversas instituições do país.

Segundo o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), este valor resulta de 1328 processos tramitadosdos quais 705 do período em alusão, acrescidos a 623 transitados do ano anterior.

Do total dos processos tramitados, findaram 475, tendo recaído 346 em despacho de acusação e 129 de arquivamento da instrução. Os tipos legais de crimes mais frequentes foram o de corrupção passiva para acto ilícito, com o registo de 236 casos, seguida de corrupção activa, com 169, abuso de cargo ou função, com 95, peculato, com 70 e simulação de competências, com 65.

Ainda no mesmo âmbito, foi apreendido o montante de 277.617,00 meticais depositados na Conta Única do Tesouro, e apreendidos, igualmente, quatro imóveisavaliados em mais de 39 milhões de meticais e umaviatura de 1.3 milhões de meticais.

O director-adjunto do GCCC, Eduardo Sumana, que falava esta semana, em Maputo, no seminário de reflexão sobre mecanismos de protecção de denunciantes, enquadrado no âmbito das comemorações do Dia Africano de Combate à Corrupção, disse ser necessárioquebrar a percepção da impunidade, investigando, acusando e julgando estes casos e crimes conexos com maior celeridade para que os actores sejam condenados e o Estado ressarcido dos prejuízos.

Fonte: Jornal Noticias

 

Exit mobile version