No Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 x 0, nesta terça-feira (11), pela oitava rodada do Brasileirão 2024.
O primeiro tempo foi um massacre alvinegro, que teve menos posse de bola (45% x 55%), mas deu uma “goleada” nas finalizações no gol (11 x 2).
E os números têm explicação: o Glorioso apostou na marcação alta para pressionar a saída de bola tricolor, que, em muitas vezes, “apelou” para o chutão.
O Fluminense, por sua vez, insistiu novamente na linha de defesa alta contra um ataque extremamente veloz e vertical.
Ou seja, com menos de 20 minutos de jogo, o Botafogo teve cinco chances claras de abrir o placar.
Júnior Santos, grande “xodó” e artilheiro da equipe na temporada, ainda acertou a trave aos 23 minutos.
A melhor chance do Tricolor das Laranjeiras veio na cabeçada na trave de Marquinhos (27′), completando o cruzamento preciso de Marcelo.
Na volta dos vestiários, o Fluminense até deu a impressão de que tinha se acertado na defesa, mas isso não aconteceu.
O Botafogo voltou a ser incisivo no ataque, obrigando Fábio a se destacar, e o bombardeio deu resultado.
Após cobrança de escanteio, Bastos (20′) subiu mais alto que todo mundo e cabeceou firme para dar a vantagem ao Glorioso.
Atrás no placar, o Tricolor se lançou mais ao ataque, mas parou na consistente defesa alvinegra, pouco criou e ainda deu mais chances para o Botafogo matar o jogo.
Com a quinta vitória seguida no Clássico Vovô, o Botafogo iguala a marca da década de 1960, do histórico time de Garrincha, Nilton Santos e cia. São dois anos sem perder para o rival mais antigo.
Com a segunda vitória seguida no campeonato, o Botafogo chegou aos 16 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão. Flamengo e Bahia, ambos com 14 pontos, só entram em campo na quinta-feira (13).
Já o Fluminense permaneceu com seis pontos, no 16° lugar e pode terminar a rodada na zona do rebaixamento.
O Tricolor volta a campo no sábado (15), quando recebe o Atlético-GO, no Maracanã, enquanto o Glorioso enfrenta o Grêmio, no domingo (16), no Estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo.
Foto de destaque: Wagner Meier/Getty Images
Fonte: OneFootball