MOÇAMBIQUE é o país com as tarifas de dados móveis mais baratas entre os Estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de acordo com uma pesquisa publicada pela Statista – uma plataforma alemã especializada na colecta e visualização de dados.
De acordo com o estudo, os preços médios para 1GB de dados móveis nos países da SADC seguem a seguinte ordem decrescente: Angola $1,01, Botswana $1,99, Comores $2,18, Eswatini $1,26, Lesotho $1,96, Madagáscar $0,78, Malawi $0,38, Maurícias $0,67, Namíbia $1,20, Seichelles $5,43, África do Sul $1,81, Tanzania $0,82 e Moçambique apresenta, com as recentes mudanças de preço, uma média de $0,45 por GB.
As empresas de telecomunicações em Moçambique, nomeadamente a Tmcel, Vodacom e Movitel, reduziram os seus preços de dados em resposta ao incentivo regulatório quanto à concorrência no mercado. Essas reduções posicionaram o país como líder em dados móveis com baixo custo, tornando-os mais acessíveis a uma parcela maior da população.
A redução dos preços dos dados é esperada para ter impactos abrangentes na economia e na sociedade moçambicana. O acesso à internet a preços acessíveis é crucial para a educação, negócios, saúde e serviços governamentais. Também apoia o crescimento de startups digitais e a inovação, contribuindo para a criação de empregos e a diversificação económica.
À medida que Moçambique continua a investir em sua infra-estrutura digital e expande sua cobertura de rede, o futuro parece promissor para novos avanços em conectividade. A liderança do país na acessibilidade de dados é esperada para fomentar uma economia digital mais robusta.
Fonte: Jornal Noticias