A ministra da Educação, Formação Profissional e Esportes, Pilar Alegria, afirmou nesta terça-feira que as organizações esportivas estão trabalhando para “erradicar” os comportamentos racistas e xenofóbicos do esporte.
Também porta-voz do governo, ela respondeu assim em coletiva de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, ao ser questionada sobre o racismo denunciado pelo jogador brasileiro do Real Madrid, Vinicius Júnior.
Alegria expressou sua “mais veemente condenação” e destacou que “a violência, o racismo, a xenofobia e qualquer tipo de discriminação são a antítese dos valores do esporte”, que são “empatia, respeito e espírito de equipe”.
A ministra detalhou que o Conselho Superior de Esportes, a Liga e a Federação de Futebol estão realizando reuniões a cada duas semanas para punir esse tipo de comportamento violento.
“Vamos continuar nessa linha para erradicar dos ambientes esportivos, mas também da sociedade, os comportamentos xenofóbicos e racistas, como infelizmente continuamos a presenciar”, destacou.
Nós de Besoccer PT destacamos que esse é o ponto que deve estar em discussão: maneiras de prevenção do racismo e outras formas de discriminação, dentro e fora do esporte. Parabéns à ministra pela lucidez!
Besoccer contra o racismo! Todos contra o racismo!
Fonte: Besoccer