No momento em que a Reserva Federal e a economia dos EUA recebem boas notícias sobre a inflação, com os preços ao consumidor e os preços por grosso a abrandarem, um dos principais indicadores da inflação do comércio mundial está a seguir na direcção errada. O aumento das taxas de frete é uma nova fonte de preocupação na cadeia de abastecimento global, com as previsões a alertarem para o facto de os preços do frete marítimo poderem atingir os 20 000 dólares – podendo mesmo atingir o pico de 30 000 dólares da era Covid – e manterem-se assim até 2025.
As taxas de frete marítimo à vista do Extremo Oriente para os EUA aumentaram entre 36% e 41% mês a mês, e os transportadores marítimos aumentaram os encargos adicionais conhecidos como aumentos gerais de taxas em cerca de 140%, de acordo com o CNBC Supply Chain Heat Map. Esses custos elevaram o preço de um contentor de carga de 40 pés para cerca de US$ 12.000.
“Estes dados do índice confirmam o que estamos a ver nos nossos dados e a ouvir dos expedidores”, afirmou Paul Brashier, Vice-Presidente da cadeia de abastecimento global da ITS Logistics. A falta de contentores e a capacidade limitada dos navios no estrangeiro obrigaram os expedidores a recorrer ao mercado à vista para encontrar equipamento para carregar na origem. “Isso está a elevar significativamente as taxas para níveis não vistos desde a crise pós-Covid, há dois anos”, disse ele. O transporte de mercadorias também está a estrangular os terminais portuários devido aos tempos de espera prolongados e os contentores vazios para carregar com mercadorias são muito escassos, acrescentou Brashier.
Goetz Alebrand, chefe de frete marítimo da DHL Global Forwarding Americas, disse que não está optimista de que as taxas de frete cairão tão cedo.
“É improvável que a situação se resolva em breve e os níveis das taxas [de frete marítimo] podem não diminuir antes do Ano Novo Chinês”, disse Alebrand.
Testando o pico da taxa de contentores de US$ 30.000 da era Covid
Na quinta-feira, 13/06, a Sea-Intelligence emitiu uma nota prevendo que os preços à vista Ásia-Europa poderiam ultrapassar os US$ 20.000, com a crise do Mar Vermelho-os rebeldes Houthi têm vindo a intensificar os ataques a navios recentemente – e o aumento das milhas náuticas percorridas a ter em conta.
“A pandemia abriu um precedente: em tempos de grande aflição, as taxas de frete por milha náutica podem atingir níveis muito elevados”, afirmou Alan Murphy, Diretor Executivo da Sea-Intelligence.
De acordo com o relatório da Defense Intelligence Agency sobre o impacto económico dos ataques dos Houthis no Mar Vermelho, o transporte de contentores através do Mar Vermelho diminuiu cerca de 90% entre Dezembro de 2023 e meados de Fevereiro. As rotas marítimas alternativas em torno de África não só acrescentam cerca de 11 000 milhas náuticas (uma a duas semanas de tempo de trânsito), como também acrescentam cerca de 1 milhão de dólares em custos de combustível para cada viagem.
Os dados da Sea-Intelligence estimam que, se a taxa paga por milha náutica atingir o mesmo nível que durante a pandemia, as taxas spot atingirão US$ 18 900 por contentor de quarenta pés de Xangai para Roterdão, US$ 21 600 por contentor de quarenta pés de Xangai para Génova e US$ 21 200 por contentor de quarenta pés no percurso de regresso de Roterdão para Xangai. “As taxas spot continuarão a subir enquanto houver carregadores suficientes dispostos a pagar o preço”, disse Murphy. “Isto significa que, embora seja improvável que as taxas spot aumentem para além dos níveis do período pandémico, não é de forma alguma uma garantia”. Segundo ele, na rota Transpacífico (Ásia para a Costa Oeste/Costa Leste dos EUA), a extrapolação da taxa spot máxima seria idêntica à do período pandémico, quando algumas taxas atingiram US$30.000 por contentor.
Peter Boockvar, Director de Investimentos do Bleakley Financial Group, afirmou que a economia global se encontra num novo mundo de volatilidade da inflação, apesar de os últimos comentários da Fed e os dados do Índice de Preços no Consumidor nos EUA terem revelado progressos na desinflação. “O aumento das taxas de transporte marítimo, juntamente com o aéreo, é um lembrete disso”, disse Boockvar. “Já vimos no passado que os preços dos bens podem ser facilmente revertidos para cima. As taxas mais altas por mais tempo são reais”.
Os carregadores estão frustrados com a mudança brusca nos preços da cadeia de abastecimento. Nate Herman, vice-presidente sénior de política da Associação Americana de Vestuário e Calçado, escreveu num e-mail que em Maio o mercado registou uma baixa procura, com as reservas de contentores a caírem 48% e uma ampla oferta com a capacidade dos navios a subir 2,6%, “mas mesmo assim as taxas gerais dos transportadores explodiram com um aumento de até 140%! Os carregadores estão a pagar taxas elevadíssimas como resultado directo de esquemas que ignoram os contratos existentes”.
Os preços e a procura do transporte aéreo de mercadorias estão a subir
De acordo com a empresa de informação sobre o transporte de mercadorias Xeneta, as taxas de frete aéreo à vista da China para a América do Norte aumentaram 43%, para US$4,88/Kg em Maio, numa base anual. As taxas globais de carga aérea à vista aumentaram 9% em Maio, para US$2,58/kg.
O aumento da procura é um factor importante no mercado do transporte aéreo de mercadorias. Numa nota recente aos clientes, a Xeneta escreveu que o mercado global de carga aérea está “a caminho de um crescimento de dois dígitos nos volumes em 2024, após um salto anual de +12% na procura em Maio”.
Empresas como a Apple aos retalhistas chineses Temu e Shein, bem como às empresas de semicondutores, utilizam o transporte aéreo de mercadorias como a principal escolha para o transporte de produtos.
Fonte: O Económico