O petróleo manteve-se estável nesta segunda-feira 17/06, após os dados económicos chineses sublinharem uma recuperação acidentada para o maior importador de petróleo do mundo, compensando as esperanças de um aumento da procura da temporada de condução de verão no hemisfério norte.
Para além das vendas a retalho que superaram as previsões devido a um impulso de férias, a enxurrada de dados chineses na segunda-feira, 17/06 foi largamente pessimista. Os dados seguiram-se a um inquérito na sexta-feira, 14/06, mostrando que o sentimento do consumidor dos EUA caiu para um mínimo de sete meses em Junho.
Os futuros do petróleo Brent, referência mundial, subiram 6 cêntimos, a US$ 82,68 por barril, em 08:05 GMT. Os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA subiram 2 centavos para US$ 78,47.
Na semana passada, ambas as referências registaram o seu primeiro ganho semanal em quatro semanas, com a confiança elevada de que os inventários de petróleo estão prontos para cair com o início da temporada de verão no hemisfério norte.
“O movimento de subida não foi convincente sem reservas”, disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM, sobre os ganhos da semana passada. “Mais fraqueza é observada esta manhã devido à fraca actividade fabril chinesa.”
Os relatórios da OPEP e da Agência Internacional de Energia da semana passada, embora divergindo sobre a força do crescimento da procura de petróleo este ano, apoiaram a confiança de que os inventários seriam reduzidos no segundo semestre.
“A forte recuperação da semana passada foi alimentada pelas previsões de uma forte procura em 2024 da OPEP+ e da AIE. No entanto, dado o interesse da OPEP no petróleo bruto, há algum cepticismo em torno das previsões da OPEP”, disse Tony Sycamore, analista de mercado da IG em Singapura.
“Os fracos números de sexta-feira sobre a confiança dos consumidores dos EUA sugerem que a resiliência do consumidor americano e da economia dos EUA será testada à medida que as famílias reduzem as suas poupanças para combater as taxas de juro mais elevadas e as pressões sobre o custo de vida”, acrescentou.
Na frente geopolítica, as preocupações com uma guerra mais ampla no Médio Oriente persistiram depois de os militares israelitas terem dito no domingo que a intensificação do fogo transfronteiriço do movimento Hezbollah do Líbano contra Israel poderia desencadear uma escalada grave.
Os mercados de Singapura e de outros países da região estiveram encerrados na segunda-feira nesta segunda-feira, 17 de Junho, devido a um feriado.
Fonte: O Económico