Na sua primeira partida no comando da seleção brasileira, Dorival Júnior terá pela frente a Inglaterra, uma das favoritas para a próxima Eurocopa e com algumas contas a acertar com a ‘Canarinho’. Os ingleses só derrotaram o Brasil uma vez em 34 anos, e foi em 2013, às vésperas da Copa do Mundo de 2014.
Os ingleses, porém, não poderão mostrar sua melhor formação, pois Bukayo Saka foi cortado na quinta-feira devido a lesão e teve que retornar ao clube para reabilitação. Além da ausência do atacante do Arsenal, há a dúvida sobre Harry Kane, que não treinou na sexta-feira, e Jordan Henderson, que, de qualquer forma, não seria titular. Na última sessão antes do jogo, Cole Palmer estava presente, ele vinha fazendo trabalho individual.
Sem Kane, a Inglaterra perde seu capitão e o homem que marcou 37 gols e deu 12 assistências pelo Bayern de Munique nesta temporada. Sua ausência pode ser coberta por Ivan Toney, convocado pela primeira vez desde o incidente de apostas que o deixou afastado por oito meses, ou Ollie Watkins, autor de 22 gols nesta temporada pelo Aston Villa.
O meio-campo da equipe de Gareth Southgate será liderado por Jude Bellingham, atuando como volante e não como camisa ‘dez’, como no Real Madrid, com Declan Rice, no pivô, e Phil Foden, como opção mais ofensiva.
No Brasil, este confronto marca a estreia de Dorival Júnior na seleção, contratado em janeiro passado. É o primeiro jogo contra uma seleção europeia desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 no Catar, contra a Croácia, e um dos dois jogos que os brasileiros farão nesta mini-turnê europeia, o segundo será contra a Espanha no Santiago Bernabéu (26 de março).
Os brasileiros tiveram que fazer uma convocação praticamente de emergência, com Alisson e Ederson fora do gol, Gabriel Magalhães e Marquinhos na defesa, Casemiro no meio-campo e Gabriel Martinelli no ataque.
Sem esses jogadores, Bento, do Athletico Paranaense, ficará no gol, com Bremer, o último a se juntar ao grupo, e Beraldo como dupla de zaga.
Dorival poderá testar um meio-campo da Premier League, com Bruno Guimarães e Douglas Luiz, e depois tem duas opções, uma mais ofensiva, com Raphinha, e outra com Lucas Paquetá, que ficou de fora das últimas convocações da seleção devido a alegações de manipulação de resultados.
Os holofotes estarão voltados para Vinícius Júnior, em um cenário como Wembley, e se Rodrygo será titular com o Brasil. Vinícius não marca pela seleção desde junho do ano passado, enquanto Rodrygo foi titular nos últimos cinco jogos do Brasil e não contribuiu com gols ou assistências.
Endrick, a joia do Palmeiras contratada pelo Real Madrid, aguardará sua chance no banco.
Após o amistoso deste sábado o Brasil seguirá para Madri para enfrentar a Espanha , enquanto a Inglaterra retornará ao centro de treinamento em St. George’s Park para jogar contra a Bélgica em 26 de março.
Fonte: Besoccer