Águias venceram leões em dérbi pelo escalão de sub-17 podem sagrar-se bicampeões nacionais já na próxima jornada, caso vençam o SC Braga e o FC Porto ‘escorregue’
O Benfica realiza uma caminhada, até ver, intratável nas suas intenções de revalidar o título nacional de juvenis: lidera de forma isolada e invicto após dez jornadas, tendo na manhã deste domingo derrotado o rival Sporting, que iniciou a jornada como vice-líder, na visita à Academia leonina (2-1).
Após um início de jogo equilibrado, as águias adiantaram-se no resultado por Eduardo Fernandes, aos 22 minutos, num remate à meia volta na área sportinguista após bom trabalho de Stevan Manuel, descaído para o lado esquerdo. A vantagem benfiquista prolongou-se até ao segundo tempo e a reação do Sporting chegou aos 54 minutos com a igualdade no resultado, conseguida por Miguel Almeida com um desvio com o peito correspondendo a um livre lateral batido pela direita.
O empate prolongava-se até aos minutos finais, até que o Benfica dispôs de um penálti que seria convertido com êxito por Tomás Soares, que havia entrado poucos minutos antes e acabou por revelar-se decisivo para um triunfo que deixa os encarnados em posição ainda mais favorável para garantir o título nacional: o resultado permitiu alargar ainda mais a vantagem para os leões, que agora se colocam a nove pontos de distância e foram, inclusivamente, ultrapassados pelo FC Porto no segundo posto da classificação.
O Benfica passou a somar 26 pontos, mantendo o diferencial de oito pontos para os dragões, agora vice-líderes, com 18. Segue-se, imediatamente atrás, o Sporting, com 17, quando faltam disputar-se quatro jornadas até ao término da competição. Assim, os encarnados podem consumar o título e sagrarem-se bicampeões do escalão já no próximo sábado, caso derrotem o SC Braga e o FC Porto não leve de vencido o Belenenses, pela antepenúltima jornada da competição.
Fonte: A Bola