Duas judocas não passaram da primeira ronda de combates. Domingo entra em competição Patrícia Sampaio (-78 kg)
Após, na véspera, Catarina Costa (-48 kg) ter chegado à luta pelo bronze no arranque da prova, este sábado de manhã foi rápida e discreta a participação da Seleção no Grand Slam de Dushanbe de judo, no Tadjiquistão, com Bárbara Timo (-63 kg) e Taís Pina (-70 kg) a serem eliminadas logo na primeira ronda.
Tendo pela frente a russa Dali Liluashvili (34.ª do ranking), Bárbara (17.ª), que estava de regresso à competição depois de, na passada semana, ter estado ausente do Europeu de Zagreb devido a um estiramento, sentiu dificuldade em impor as suas pegas e projetar a adversária, mas acontecendo o mesmo do lado contrário.
A 1.04m do fim já ambas registavam dois castigos por passividade, mas foi Liluashvili quem acabou por levar a melhor com um wazari aos 11s do prolongamento.
Poucos minutos depois foi a vez de Taís (36.ª) entrar no tapete, coincidentemente no mesmo, mas a ainda júnior do Algés, que procura chegar aos lugares de qualificação olímpica para Paris-2024, também não conseguiu marcar e a 20s do final recebeu o terceiro castigo, neste caso por falso ataque, que a colocou fora de competição.
Recorde-se que a etapa no Tadjiquistão do Circuito Mundial, onde domingo Portugal ainda terá em ação Patrícia Sampaio (-78 kg), é a antepenúltima de apuramento para os Jogos Olímpicos, competição para a qual Portugal conta com sete judocas virtualmente qualificados: Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).
Fonte: A Bola