Revista Tempo

EDM assina contrato com a Hyosung Heavy Industries Corporation no US$ 32 milhões para equipamentos de transmissão

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) e a Empresa Sul-Coreana, Hyosung Heavy Industries Corporation rubricaram terça-feira, 04/06, um Contrato de Fornecimento de 13 Transformadores e 01 Reactor de Alta Tensão, no valor de 32 milhões de dólares americanos, visando o melhoramento da qualidade de energia fornecida pela EDM.

O acto decorreu à margem da participação do Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino Gildo Alberto, na Cimeira Coreia-África, que decorre desde o dia 03 até 05 de Junho corrente, em Seul, capital da Coreia do Sul.

Em causa está a segunda fase do Projecto de Reforço e Ampliação das Subestações (SE) de Transporte de Energia, cuja primeira foi concluída em 2022.

O comunicado da EDM indica que o instrumento de cooperação assinado consiste, entre outros, na elaboração de projectos de engenharia, fabrico, teste de fábrica, entrega nos locais, instalação e comissionamento de 13 novos Transformadores, bem como 01 Reactor nas Subestações (SE´s) 06 (Bairro do Jardim), 10 (Bairro do Zimpeto – Vila Olímpica), de Marracuene, Muhalaze, Manhiça, Matola Rio, CTM- Geração e Corumana Geração, Chibata, Mavuzi Geração, Cerâmica, Nampula e Munhava.

De acordo com a fonte, para além de cooperar com a EDM no Projecto de Reforço e Ampliação das Subestações, a Hyosung Heavy Industries participa na implementação do Projecto para a Instalação de um Sistema de Armazenamento de Energia a partir de Baterias, na SE de Muxara, na Província de Cabo Delgado, um projecto já aprovado para financiamento e que aguarda pela assinatura dos acordos para o início das actividades.

“A parceria entre a EDM e empresas coreanas, através do seu Governo é de longa data. Foram implementados vários Projectos com destaque para a Electrificação Rural na Província de Gaza, que inclui a Construção de 245km de Linha de Alta Tensão a 110kV entre Lionde e Mapai, bem como a construção de uma nova Subestação em Mapai, com equipamentos de última geração. Com o apoio de empresas coreanas foi também possível instalar 24 Postos de Transformação para Mapai, Chicualacula, Dindiza, Massangena e Posto Administrativo de Pafuri. Portanto, queremos continuar a contar com o apoio da Coreia do Sul para garantir melhor capacidade de Produção, Transporte, Distribuição e Comercialização de energia eléctrica para atender a demanda das novas ligações, no âmbito do Programa Energia para Todos”, enfatizou o PCA da EDM à imprensa coreana.

Fonte: O Económico

Exit mobile version