Portugal vai terminar no sexto lugar, com águias e dragões a serem os principais contribuintes para a classificação geral (tendo em conta as 5 últimas épocas), seguidos do SC Braga
Portugal vai terminar 2023/24 no sexto lugar do Ranking UEFA, com o FC Porto a ser a equipa que mais pontos conseguiu nesta temporada e o Benfica o emblema que mais contribuiu na soma das temporadas que servem para esta classificação.
Em 2023/24, os dragões conseguiram somar 19 pontos fruto de cinco vitórias (vale 2 pontos cada para efeitos do Ranking UEFA) e de nove pontos de bónus: quatro pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões e cinco pela passagem aos oitavos de final. O FC Porto foi, assim, a equipa que mais pontuou na Europa nesta época, seguido do Benfica com 17 pontos, do Sporting com 15, do SC Braga com 13, enquanto Vitória de Guimarães e Arouca fizeram um ponto cada.
O Ranking UEFA engloba as últimas cinco temporadas, ou seja, de 2019/20 até 2023/24. Aí, Portugal tem um coeficiente de 56,316 e quem mais contribui para esse número é o Benfica, com 90 pontos conquistados em campo no total, aos quais correspondem uma contribuição de 15,683 pontos de ranking ou seja, mais de 27%. Segue-se o FC Porto com 81 pontos em cinco épocas (14,533 após aplicar-se a fórmula que a UEFA usa), correspondentes a um contributo de mais de 25 por cento. Benfica e FC Porto são, assim, responsáveis por mais de metade do Ranking UEFA.
A fechar o pódio está o SC Braga, que tem 61 pontos, mais um do que o Sporting – os leões são muito prejudicados pelo desempenho em 2020/21, no qual foram eliminados pelo LASK Linz no play-off da Liga Europa. De resto, após as quatro equipas de topo, a diferença para o quinto é muito grande. Como se vê no quadro abaixo, o Vitória de Guimarães é o quinto conttribuinte para o Ranking UEFA. Fez 13 pontos, ou seja, tem um contributo de menos de cinco por cento.
Fonte: A Bola