Os preços spot do gás natural liquefeito na Ásia subiram para o valor mais alto desde o final de Dezembro, com os importadores da região a continuarem a adquirir carregamentos para entrega durante os meses de verão.
A referência do Norte da Ásia estava a ser negociada a cerca de 11,5 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas, de acordo com comerciantes com conhecimento do assunto. Os preços subiram mais de 10% na última semana.
Os movimentos dos importadores asiáticos, como o Japão e a Coreia do Sul, para reabastecer os inventários de gás antes do verão do Hemisfério Norte, estão a agravar a escassez da oferta causada por interrupções nas instalações da Malásia e da Austrália. Uma onda de calor no Sudeste Asiático aumentou a procura de GNL e até os importadores na Índia – onde o gás desempenha um papel secundário na produção de energia – estavam a comprar cargas.
Não é claro por quanto tempo se manterão as compras, uma vez que o salto nos preços significa que as alternativas são agora mais rentáveis nos mercados emergentes. As empresas chinesas poderão optar por gás doméstico mais barato, enquanto as indústrias indianas poderão escolher produtos petrolíferos em vez de GNL.
Fonte: O Económico