O Banco Alemão de Desenvolvimento, KFW, concedeu 12 milhões de euros destinados a suprir, parcialmente, as necessidades de financiamento de Micro, Pequenas e Medias Empresas MPMEs para seus projectos.
No memorando assinado com o Governo, a KFW destaca que o montante permitirá aumentar o acesso ao financiamento bonificado, através dos bancos comerciais na região centro do País, nomeadamente, nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala. São no total 41 milhões de euros disponíveis nesta linha de financiamento.
Para o Director-Geral da Agência do Vale do Zambeze, Roberto Albino, com a quantia disponibilizada serão assistidas, técnica e financeiramente, iniciativas de desenvolvimento económico e social no Vale do Zambeze, incluindo a mobilização e canalização de recursos para os beneficiários.
Roberto Albino acrescentou que o estabelecimento de linhas de financiamento facilitadas ao contexto local, constitui um mecanismo rápido de fortalecimento à economia, através das empresas, tornando-as mais competitivas, gerando mais empregos e maior contribuição fiscal.
Por sua vez, a Chefe da Cooperação da Embaixada da República Federal da Alemanha, Christine de Barros Said, disse que os 12 milhões de euros contribuir na criação de emprego, oportunidades de incremento de rendimentos dos pequenos agricultores das zonas rurais.
Com o montante disponibilizado, espera-se cobrir três pilares, nomeadamente garantias para instituições de financiamento, seguros climáticos e serviços de aconselhamento para apoio as empresas líderes de cadeia de valor, como pedidos de empréstimos em instituições financeiras parceiras ainda por seleccionar.
Nos últimos cinco anos, o país através da Agência do Zambeze canalizou mais de 100
Milhões de dólares destinados que beneficiaram 1.500 Micro, Pequenas e Medias Empresas.
Fonte: O Económico