A Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A. (HCB), comunicou aos seus accionistas, titulares de acções da sociedade à data de 13 de Maio de 2024 que, relativos ao exercício económico findo a 31 de Dezembro de 2023, o pagamento de dividendos se procederá conforme as deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação de resultados líquidos de 13 mil milhões de Meticais, em que 55% foram alocados aos dividendos, 35% as reservas de investimento e 10% aos resultados transitados.
Nesses termos, a HCB anunciou, em comunicado, que irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais ao Estado moçambicano, accionista maioritário, e cerca de 297 milhões de meticais aos individuais, empresas e instituições nacionais que passaram a fazer parte da estrutura accionista da Empresa após a oferta pública de venda realizada em 2019.
Com esta distribuição a HCB sublinha que o pagamento de dividendos ao Estado irá contribuir para a implementação dos planos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, ao mesmo tampo que se assegura a sustentabilidade da empresa.
“A HCB é uma sociedade anónima de direito privado que, guiada por princípios empresariais, numa base articulada com os seus accionistas, continuará a implementar as reformas necessárias para garantir a sustentabilidade e adaptabilidade da Empresa aos desafios do sector energético nacional e regional”. Lê-se no comunicado a que O.Económico teve acesso.
Fonte: O Económico