O Programa BRILHO atingiu um marco significativo ao proporcionar acesso a energia renovável a mais de 2.2 milhões de beneficiários nas comunidades em zonas fora da rede em todas as províncias de Moçambique.
A iniciativa dedica-se a promover a sustentabilidade e o acesso universal à energia limpa, e tem sido uma fonte de esperança e fonte de progresso para milhões de moçambicanos.
Os 2.2 milhões de pessoas de beneficiários já alcançados pelo programa, correspondem a dados até o primeiro trimestre de 2024 em todas as províncias, com acesso à energia eléctrica e térmica, dos quais 1.332.230 pessoas beneficiaram de sistemas solares e 920.790 pessoas de soluções de cozinha melhorada, contribuindo também para a redução da emissão de mais de 560.000 toneladas de CO2.
Adicionalmente, mais de 32,000 micro e pequenos empreendedores estão a fazer uso
produtivo da tecnologia para geração de renda em diversas actividades económicas, contribuindo assim ao desenvolvimento económico local.
Desde o seu início, o programa BRILHO já mobilizou 33,7 milhões de libras esterlinas em financiamento privado adicional para o sector das energias renováveis e criou 1.971 novos postos de trabalho. O programa também forneceu apoio técnico ao Governo de Moçambique na elaboração do quadro regulatório para zonas fora da rede, tornando Moçambique um mercado mais atractivo para investidores do sector de energias renováveis.
Como forma de alcançar mais moçambicanos com acesso a energias limpas, a SNV e os
governos do Reino Unido e da Suécia, formalizam a extensão do programa BRILHO até
Outubro de 2026, com uma contribuição adicional de 8,7 milhões de Libras, totalizando
assim o valor de 38 Milhões de Libras (Pouco acima de US$ 47 600 000) para o financiamento do programa.
O apoio adicional, de acordo com o BRILHO, “demonstra o reconhecimento dos resultados atingidos, bem como o compromisso contínuo destes parceiros em promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de Moçambique”. Afirma o BRILHO
“Esta extensão permitirá que o programa continue a expandir seu alcance e impacto, beneficiando ainda mais pessoas em todo País”. Sublinha
Com a sua extensão, “O programa BRILHO reafirma o seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das comunidades nas zonas fora da rede”.
BRILHO é um programa com cobertura nacional, desenhado para catalisar o mercado energético fora da rede em Moçambique, promovendo e apoiando iniciativas de negócio que podem fornecer soluções energéticas limpas e acessíveis à população e às empresas, de forma competitiva e sustentável.
O programa é financiado pelo UK Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) e pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida), e
implementado pela SNV Organização Holandesa de Desenvolvimento.
Fonte: O Económico