Revista Tempo

Preços do petróleo recuperam com a esperança de que os EUA reponham a reserva estratégica

Os preços do petróleo subiram na quinta-feira, 02/05,  com a perspectiva de que os E.U. possam começar a comprar petróleo para a sua reserva de petróleo, depois dos preços terem afundado para um mínimo de sete semanas, na esperança de um cessar-fogo Israel-Gaza, dúvidas sobre os cortes das taxas de juro dos E.U. e aumento dos inventários de petróleo.

Os futuros do petróleo Brent para julho ganharam 21 cêntimos, ou para julho ganharam 21 cêntimos, ou 0,3%, para $83,65 por barril, às 0026 GMT. O petróleo bruto U.S. West Texas Intermediate (WTI) para junho subiu 22 cêntimos, ou 0,3%, para $79,22 por barril.

Ambos os valores de referência caíram mais de 3% na quarta-feira, atingindo um mínimo de sete semanas.

“O mercado petrolífero foi apoiado pela especulação de que, se o WTI cair abaixo dos 79 dólares, os EUA irão aumentar as suas reservas estratégicas”, disse Hiroyuki Kikukawa, presidente da NS Trading, uma unidade da Nissan Securities.

Os EUA pretendem reabastecer a sua Reserva Estratégica de Petróleo, ou SPR, após uma venda histórica da reserva de emergência em 2022 e querem comprar petróleo a 79 dólares por barril ou menos.

“Se for acordado um cessar-fogo, mesmo que temporário, no conflito de Gaza, o interesse do mercado irá provavelmente deslocar-se para a procura de petróleo nos EUA, onde se aproxima a época de condução”, disse Kikukawa.

No Médio Oriente, cresceram as expectativas de que um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas poderia estar à vista, na sequência de um novo impulso liderado pelo Egipto.

Ainda assim, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu avançar com um ataque há muito prometido à cidade de Rafah, no sul de Gaza, apesar da posição dos EUA e de um aviso da ONU de que tal levaria a uma “tragédia”.

A Administração de Informação sobre Energia dos EUA, ou EIA, disse que as existências de crude aumentaram 7,3 milhões de barris para 460,9 milhões de barris na semana que terminou a 26 de abril, em comparação com as expectativas dos analistas numa sondagem da Reuters de um aumento de 1,1 milhões de barris.

Os estoques de petróleo bruto estavam no ponto mais alto desde junho, disse a EIA.

Enquanto isso, a Reserva Federal dos EUA manteve as taxas de juro estáveis na quarta-feira e sinalizou que ainda está inclinada para eventuais reduções nos custos de empréstimos, mas colocou uma bandeira vermelha sobre as recentes leituras decepcionantes da inflação.

A última declaração de política monetária da Reserva Federal refere que “a inflação abrandou”. Qualquer atraso na redução das taxas poderá abrandar o crescimento económico e diminuir a procura de petróleo.

Fonte: O Económico

Exit mobile version