Israel decide permitir temporariamente o acesso à ajuda humanitária aos palestinianos na faixa de Gaza, após aviso emitido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esta quinta-feira.
Depois do Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas em Haia ter ordenado a Israel a abrir passagem de ajuda humanitária para os palestinianos, o país decidiu permitir temporariamente a entrega de ajuda humanitária através do porto de Ashdod e do ponto de passagem de Erez. Para que os palestinianos na faixa de Gaza possam receber alimentos, água, combustível e material médico.
O gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, autorizou a tomada de medidas imediatas para aumentar a ajuda humanitária com a finalidade de evitar uma crise humanitária e também assegurar a continuação dos combates.
A autorização de Israel foi avançada, logo após o aviso do presidente dos EUA, Joe Biden, que disse na quinta-feira ao primeiro-ministro israelita, que o futuro norte-americano à guerra de Israel em Gaza depende da adoção de novas medidas para proteger civis e trabalhadores humanitários.
Fonte:O País