A Vodacom realizou ontem, 23 de Abril de 2024, uma visita de cortesia ao Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), marcando o início de uma colaboração estratégica entre as duas instituições em questões de interesse mútuo. A delegação da Vodacom, liderada por Lucas Chachine, Presidente do Conselho de Administração, incluiu Sérgio Gomes, Director Geral do Mpesa, e Lara Narcy, Directora Executiva de Relações Externas.
Durante o encontro, Lucas Chachine enfatizou a importância desta colaboração, reconhecendo a transição da Vodacom de uma mera empresa de telecomunicações para uma empresa de tecnologia da informação e comunicação, e também para provedor intermediário de serviços electrónicos. Ele destacou a crescente necessidade de acções contínuas para protecção dos cidadãos contra incidentes cibernéticos, especialmente nos canais de transacções electrônicas por meio do M-Pesa.
“A Vodacom manifesta seu interesse em registar e licenciar seus serviços conforme o Regulamento de Registro e Licenciamento dos Provedores Intermediários de Serviços Eletrônicos e Operadores de Plataformas Digitais em especial atenção ao M-Pesa para garantir transacções electrónicas cada vez mais seguras e a protecção dos dados dos usuários, disse Chachine.
Por seu turno, Lourino Chemane, PCA do INTIC, expressou sua satisfação com a abordagem proactiva da Vodacom em relação à segurança cibernética e protecção de dados dos seus clientes, tendo ressaltado a importância de parcerias entre o sector público e privado para o desenvolvimento sustentável do sector tecnológico, incentivando uma visão de regulador não como um inimigo, mas como um parceiro estratégico do sector privado.
Durante o encontro, Lourino Chemane aproveitou a ocasião para mostrar a necessidade de implementação de Sistema de Certificação Digital pela Vodacom para evitar a circulação de mensagens falsas. “Essa preocupação reflecte a crescente importância de combater a circulação de informações enganosas protagonizada por indivíduos mal-intencionados para burlar, sequestrar e assaltar suas vítimas por via de SMSs falsas. A implementação de assinaturas electrónicas vai permitir também que os cidadãos verifiquem a credibilidade, fiabilidade e confiabilidade das mensagens de utilidade pública disseminadas pelas operadoras de telefonia móvel, para evitar a desinformação que muitas das vezes comprometem a saúde e a vida das pessoas”, disse Chemane.
Chemane expressou ainda sua preocupação com a segurança cibernética, e protecção de dados de utentes dos serviços da Vodacom, com maior enfoque para os usuários do M-Pesa. Instou o M-Pesa, a colaborar na construção de uma base de dados abrangente para um controle mais efectivo das informações e prevenção de uso indevido de dados pessoais. Para além disso, o INTIC reconhece a Vodacom, bem como outras empresas de telefonia móvel, como parceiros estratégicos na gestão da mudança, através da disseminação de mensagens que promovem boas práticas no espaço digital.
Para Chemane, a parceria com a Vodacom vai permitir uma maior aproximação do INTIC ao cidadão, intensificando campanhas de sensibilização e consciencialização em questões relacionadas à protecção de dados, segurança cibernética, assinaturas electrónicas, auscultação pública para o desenvolvimento do quadro legal e regulamentar do sector, dentre outros benefícios.
Fonte: INTC