Revista Tempo

Klinsmann, demitido e humilhado: “Não esteve à altura; foi incapaz de manter sua liderança”

Klinsmann, demitido e humilhado. AFP

O ex-jogador alemão Jürgen Klinsmann foi demitido nesta sexta-feira como treinador da seleção sul-coreana, depois que a equipe foi eliminada nas semifinais da Copa da Ásia e problemas no vestiário vieram à tona.

Chung Mong-gyu, presidente da KFA, anunciou a decisão em uma coletiva de imprensa após uma reunião de duas horas e meia com membros da entidade e acrescentou que Klinsmann “não estava à altura”.

“Após uma revisão minuciosa, decidimos substituir o treinador da seleção nacional”, disse Chung durante a coletiva, acrescentando que “quando se trata de extrair o melhor da seleção nacional, da gestão dos jogadores e dos seus hábitos de trabalho, Klinsmann não esteve à altura”. A KFA também disse que começará a buscar um substituto “imediatamente”, embora ainda não tenha apontado nenhum nome.

Klinsmann usou a sua conta no Instagram para enviar uma mensagem de despedida ao vestiário, onde agradeceu “aos jogadores, à equipe técnica e aos torcedores sul-coreanos” e pediu que eles “continuem lutando”. Apenas uma semana antes, ele compartilhou uma foto da equipe onde escreveu: “É preciso uma equipe para construir um sonho!”.

A demissão ocorre depois que a seleção sul-coreana perdeu na semana passada por 2 a 0 para a Jordânia na Copa da Ásia disputada no Catar e de que, na quinta-feira, o diretor técnico da Federação, Hwangbo Kwan, já tivesse apontado que “Klinsmann não é capaz de manter a sua liderança como treinador da Coreia do Sul”.

Considerada uma das favoritas do torneio, a Coreia do Sul venceu apenas um jogo na fase de grupos e empatou os outros dois, chegando às semifinais após vencer as eliminatórias contra a Arábia Saudita nos pênaltis e a Austrália na prorrogação. A Coreia do Sul tem no seu histórico, dois títulos da Copa da Ásia, conquistados em 1956 e 1960.

Klinsmann vinha recebendo críticas crescentes pela falta de preparação tática da equipe contra adversários teoricamente mais fracos e por sua incapacidade de obter melhor rendimento de uma equipe com vários jogadores em grandes ligas europeias, além dos problemas no vestiário da seleção, incluindo uma suposta briga entre Heung-min Son e Kang-In Lee.

O atacante do Tottenham e o ex-jogador do Mallorca, atualmente no PSG, teriam se envolvido em uma briga durante uma partida de tênis de mesa na concentração da seleção, com o primeiro terminando com um dedo deslocado devido à confusão, incidente que Klinsmann testemunhou sem conseguir impedir, segundo relatos da imprensa local.

Klinsmann, que já dirigiu as seleções da Alemanha e dos Estados Unidos, além do Bayern de Munique, foi nomeado treinador da Coreia do Sul em fevereiro de 2023. O país asiático começará em março as Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.

Fonte: Besoccer

Exit mobile version