Revista Tempo

ANTEVISÃO FC Porto-Benfica: um clássico do drama nacional

frontpage image
[imgep]

Portistas jogam pela honra, pelo acesso à Liga dos Campeões e por Pinto da Costa; águias também têm muito em jogo: luta pelo título e imagem do treinador, após 0-0 em Toulouse e derrota em Alvalade

FC Porto e Benfica enfrentam-se com muito dramatismo este domingo, como tantas vezes acontece, aliás, no clássico dos clássicos, num dos mais mediáticos jogos do futebol, mesmo a nível internacional.

No jogo da primeira volta, no Estádio da Luz, a vantagem foi benfiquista (1-0), mérito de Di María.

Mais do que olhar para o passado, que é muito favorável ao FC Porto no que a jogos de campeonato na Invicta diz respeito, importa olhar para o presente das equipas.

O FC Porto chega ao clássico sob ameaça de crise: 9 pontos de atraso para o Benfica e risco de ficar de fora da próxima edição da Liga dos Campeões.

O cenário de eleições (terão lugar a 27 de abril) dramatiza ainda mais a posição de Sérgio Conceição e da sua equipa. Ganhar o clássico, será por Pinto da Costa, não ganhar o clássico será prejudicial para o atual presidente e benéfico para André Villas-Boas, passe o certamente desagrável sabor de uma derrota com o rival de Lisboa.

Do lado do Benfica também pode haver uma crise anunciada: depois de um pobre e sofrido 0-0 em Toulouse, na Liga Europa, e uma derrota e modesta exibição para a Taça de Portugal em Alvalade, com o Sporting (1-2), não há grande margem de manobra para dar nova desilusão aos benfiquistas.

A luta pelo título, que está ao rubro, também obriga o Benfica a sair do Estádio do Dragão com um bom resultado, sob pena de os encarnados verem fugir novamente o Sporting na Liga.

Por fim, a imagem de Roger Schmidt: o treinador alemão está outra vez sob pressão. Pelos resultados, pelas exibições, pelas escolhas. O estado de graça junto dos benfiquistas parece ter passado e qualquer coisa serve para pôr o alemão em causa.

Galeno e Evanilson surgiram no boletim clínico do FC Porto, mas Sérgio Conceição deve poder utilizá-los. Mehdi Taremi está em fase final de recuperação de uma lesão no adutor da coxa direita e pode ser novidade na convocatória. Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano e Zaidu recuperam de lesões e estão fora do jogo.

FC Porto poderá alinhar com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

Sérgio Conceição, na antevisão, abordou a relevância do clássico: «Para nós é um jogo importante, temos outros 11 para fazer. Sabemos da importância, à medida que o campeonato vai caminhando para o final. É normal que os jogos ganhem o seu peso, ainda por cima sendo um rival que está à nossa frente. Vamos preparar bem este jogo para dar uma resposta positiva.»

O Benfica chega ao clássico sem dramas do ponto de vista clínico. Juan Bernat será a única baixa, salvo qualquer impedimento de última hora.

O campeão nacional deve alinhar com Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kokçu, Di María, Rafa, João Mário e Arthur Cabral.

Roger Schmidt, treinador dos encarnados, afirmou na antevisão que quer «ganhar» a partida: «Vai ser um jogo de alto nível. Sabemos que é difícil jogar no Dragão, é um jogo importante para as duas equipas. FC Porto tem mostrado muita qualidade nas últimas semanas, especialmente na Liga dos Campeões. Estamos prontos para o jogo, e vamos tentar ganhar amanhã.»

Fonte: A Bola

Exit mobile version