PRIMEIRO-MINISTRO AO FUNAE: Envolver privados para acelerar acesso à energia

0
121

O PRIMEIRO-MINISTRO, Adriano Maleiane, manifestou ontem o desejo de uma maior coordenação entre o Fundo Nacional de Energia (FUNAE) e o sector privado para acelerar o acesso à electricidade pela população, sobretudo em áreas sem cobertura da rede nacional.

Maleiane intervinha, em Maputo, no acto de posse da nova Presidente do Conselho de Administração do FUNAE, Isália Dimene.

Até ao ano passado os diversos programas e projectos de electrificação implementados na rede eléctrica nacional e nos sistemas isolados permitiram que 54 por cento da população acedesse à electricidade.

Neste contexto, o governante reafirmou o compromisso do Executivo de levar energia a cada vez mais moçambicanos a fim de se alcançar a meta de acesso universal a este recurso até 2030 com uso de fontes limpas.

“A electrificação com base em sistemas isolados, isto é, fora da rede eléctrica nacional, é e continuará a ser fundamental para duplicar a capacidade de geração de energia e sobretudo alcançar cidadãos em zonas distantes da rede”, disse.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui